Ser mais feliz no trabalho é o desejo de muitos
para o ano que começa. Para alguns, a concretização deste sonho está
associada à mudança nas lideranças.
É possível ter uma empresa sem
chefe? Sim, e isso já é realidade para a Zappos, e-commerce
norte-americana reconhecida por sua excelência no atendimento. Em 2014, a
companhia surpreendeu executivos de todo o mundo ao adotar a
holocracia, modelo de gestão que descentraliza a hierarquia e suprime a
figura do chefe.
Entre erros e acertos, a empresa segue implementando
essa filosofia em seus processos e simboliza a procura das corporações
por novas ideias para se destacarem em mercados competitivos. Inovar na
administração do negócio é uma alternativa para quem deseja driblar a
crise econômica enfrentada pelo Brasil, mas exige foco e planejamento.
Confira cinco dicas para mudar a estrutura organizacional em 2016:
Inovação contínua: a popularização da
Internet e de novas tecnologias empoderou os consumidores, cada vez mais
exigentes com os serviços que utilizam. Dessa forma, as empresas
precisam se atualizar constantemente para atender de forma mais rápida e
eficiente seus clientes. É uma característica dificilmente atingida por
corporações que ainda estão presas em modelos tradicionais de gestão.
Disposição para mudar: em tempos de crise e
recessão, como a que vivemos atualmente no Brasil, é imprescindível que
a companhia esteja pronta para mudar os planos rapidamente, evitando o
desperdício de investimento e buscando sempre os melhores resultados não
só para o negócio, mas também para seus clientes.
Tecnologia a favor: normalmente, as
corporações utilizam as novidades tecnológicas para repetirem a fórmula –
o que leva aos mesmos resultados. Investir em soluções não faz a
empresa se transformar em digital. É preciso adotar recursos que
realmente facilitem processos e beneficiem os colaboradores de todas as
áreas.
Transformação da cultura da empresa: a mudança começa pelo próprio mindset da
empresa. Para isso, é preciso renovar lideranças, compartilhar
pensamentos, descentralizar o poder e ampliar a responsabilidade de
decisões. Só assim é possível encontrar novas ideias que realmente podem
fazer a diferença para o negócio.
Novos conhecimentos: vá além dos
conceitos que sempre nortearam a gestão e tente conhecer ideias novas e
métodos que compartilham valores modernos, como Scrum, Kanban, Lean,
entre outros. A meta é entender mais sobre as pessoas, a chamada Geração
Y, que já está tomando o controle das empresas e também os
profissionais do futuro.
(*) Rafael Cichini é CEO da Just Digital
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