Notícias

Cientista de dados: tudo sobre a promissora carreira

Tornar-se um cientista de dados varia de acordo com a indústria, mas existem habilidades comuns, experiência, educação e treinamento que lhe darão uma vantagem para iniciar sua carreira em ciência dos dados.

Quem são os cientistas de dados?

Os cientistas de dados são responsáveis ​​por descobrir informações sobre quantidades consideráveis ​​de dados estruturados e desestruturados para ajudar a dar forma ou atender às necessidades e metas comerciais específicas. O papel do cientista de dados está se tornando cada vez mais importante à medida que as empresas dependem mais da análise de dados para impulsionar a tomada de decisões e se apoiar na automação e na aprendizagem por máquinas como componentes essenciais das suas estratégias de TI.

O papel

O principal objetivo de um cientista de dados é organizar e analisar grandes quantidades de dados, muitas vezes usando um software projetado especificamente para a tarefa. Os resultados finais da análise de um cientista de dados precisam ser bastante fáceis para todos os interessados ​​investidos compreenderem – especialmente aqueles que trabalham fora de TI.

A abordagem de um cientista de dados para a análise depende da sua indústria e das necessidades específicas do negócio ou departamento para o qual estão trabalhando. Antes que um cientista de dados possa encontrar significado em dados estruturados ou não estruturados, os líderes empresariais e os gerentes de departamento devem comunicar o que estão procurando. Como tal, um cientista de dados deve ter conhecimentos suficientes de domínio de negócios para traduzir metas corporativas ou departamentais em informações ​​baseadas em dados, como motores de predição, análise de detecção de padrões, algoritmos de otimização e outros.

Responsabilidades

A responsabilidade principal de um cientista de dados é a análise de dados, um processo que começa com a coleta de dados e termina com as decisões empresariais feitas com base nos resultados da análise final de dados do cientista de dados.

As informações que os cientistas de dados analisam, muitas vezes chamados de big data, decorrem de várias fontes. Existem dois tipos de dados que se enquadram no big data: dados estruturados e dados não estruturados. Os dados estruturados são organizados tipicamente por categorias que tornam mais fácil para um computador classificar, ler e organizar automaticamente. Isso inclui dados coletados por serviços, produtos e dispositivos eletrônicos, mas raramente os dados coletados a partir de dados humanos. Dados do tráfego do site, números de vendas, contas bancárias ou coordenadas GPS coletadas pelo seu smartphone – estas são formas estruturadas de dados.

Os dados não estruturados, a forma mais rápida de big data, são mais prováveis ​​de entrada humana – revisões de clientes, e-mails, vídeos, postagens de redes sociais etc. Esses dados geralmente são mais difíceis de classificar e menos eficientes para gerenciar com a tecnologia. Como não é simplificado, os dados não estruturados podem exigir um grande investimento para gerenciar. As empresas geralmente dependem de palavras-chave para dar sentido aos dados não estruturados como uma maneira de retirar dados relevantes usando termos pesquisáveis.

Normalmente, as empresas empregam cientistas de dados para lidar com esses dados não estruturados, enquanto outros profissionais de TI serão responsáveis ​​pelo gerenciamento e manutenção de dados estruturados. Sim, os cientistas de dados provavelmente lidarão com muitos dados estruturados em suas carreiras, mas as empresas estão cada vez mais querendo alavancar dados não estruturados no serviço de seus objetivos de receita, fazendo abordagens para dados não estruturados chave para o papel do cientista de dados.

Salário

A ciência dos dados é um campo de crescimento rápido e lucrativo. O cientista de dados também está se formando para ser um caminho de carreira satisfatório no longo prazo. No relatório 50 Best Jobs in America da Glassdoor, a carreira foi classificada como o melhor trabalho em todas as indústrias, com base em apostas de trabalho, salários e classificações globais de satisfação no trabalho.

Segundo o portal Love Mondays, que engloba opiniões e salários de profissionais em empresas brasileiras, a média salaria de um cientista de dados é R$ 10 mil mensais.

Requisitos

Cada indústria tem seu próprio grande perfil de dados para um profissional analisar. Aqui estão algumas das formas mais comuns de big data em cada indústria, bem como os tipos de análise que um cientista de dados provavelmente será obrigado a realizar, de acordo com o BLS.

– Negócios: Hoje, os dados moldam a estratégia de negócios para quase todas as empresas – mas as empresas precisam de cientistas de dados para terem sentido a informação. A análise de dados das inforações empresariais podem informar decisões em torno de eficiência, inventário, erros de produção, fidelização de clientes e muito mais.

– E-commerce: os sites colecionam mais do que dados de compras e, por isso, cientistas de dados ajudam os negócios de comércio eletrônico a melhorar o atendimento ao cliente, encontrar tendências e desenvolver serviços ou produtos.

– Finanças: no setor financeiro, os dados sobre contas, transações de crédito e débito e dados financeiros similares são vitais para um negócio em funcionamento. Mas para cientistas de dados neste campo, segurança e conformidade, incluindo detecção de fraude, também são preocupações principais.

– Governo: grandes dados ajudam os governos a tomar decisões, a apoiar os constituintes e a monitorar a satisfação geral. Como o setor financeiro, a segurança e a conformidade são uma preocupação primordial para os cientistas de dados.

– Ciência: os cientistas sempre manipularam dados, mas agora com tecnologia, eles podem coletar, compartilhar e analisar dados de experiências melhor. Os cientistas de dados podem ajudar com esse processo.

– Redes sociais: os dados de redes sociais ajudam a divulgar publicidade segmentada, melhorar a satisfação do cliente, estabelecer tendências em dados de localização e aprimorar recursos e serviços. A análise contínua de dados de postagens, tweets, blogs e outras mídias sociais pode ajudar as empresas a melhorar constantemente seus serviços.

– Saúde: os registros médicos eletrônicos são agora o padrão para instalações de saúde, o que exige uma dedicação aos grandes dados, segurança e conformidade. Aqui, os cientistas de dados podem ajudar a melhorar os serviços de saúde e descobrir tendências que podem ser despercebidas de outra forma.

– Telecomunicações: todos os produtos eletrônicos coletam dados e todos esses dados precisam ser armazenados, gerenciados, mantidos e analisados. Cientistas de dados ajudam as empresas a espreitar insetos, melhorar produtos e manter os clientes satisfeitos através da entrega dos recursos que desejam.

Habilidades

De acordo com William Chen, Gerente de Ciência de Dados da Quora, as cinco principais habilidades para cientistas de dados incluem uma mistura de habilidades difíceis e suaves:

– Programação: Chen cita programação como o “mais fundamental do conjunto de habilidades de um cientista de dados”, observando que agrega valor às habilidades do profissional. A programação melhora suas habilidades estatísticas, ajuda você a “analisar grandes conjuntos de dados” e oferece a capacidade de criar suas próprias ferramentas.

– Análise quantitativa: uma habilidade importante para analisar grandes conjuntos de dados, Chen diz que a análise quantitativa irá melhorar a sua capacidade de executar análises experimentais, dimensionar sua estratégia de dados e ajudá-lo a implementar a aprendizagem por máquinas.

– Intuição do produto: compreender os produtos irá ajudá-lo a realizar análises quantitativas, diz Chen. Também irá ajudá-lo a prever o comportamento do sistema, estabelecer métricas e melhorar as habilidades de depuração.

– Comunicação: possivelmente as habilidades mais importantes em todos os setores, uma forte capacidade de comunicação irá ajudá-lo a “aproveitar todas as habilidades anteriores listadas”, diz Chen.

– Trabalho em equipe: muito parecido com a comunicação, o trabalho em equipe é vital para uma carreira bem sucedida em ciência dos dados. Ele exige ser abnegado, abraçar feedback e compartilhar seu conhecimento com sua equipe, diz Chen.

>E MAIS: Principais tendências do mercado de cientista de dados

Tornando-se um cientista de dados

Se você não tem experiência em ciência da computação ou análise de dados, campos de inicialização, programas de graduação ou certificações podem fornecer as habilidades necessárias para a transição para ser um cientista de dados.

Você vai querer descobrir se as oportunidades de trabalho na indústria desejada e no campo exigem um grau de educação superior, ou se certificações e campos de inicialização são suficientes para satisfazer um gerente de contratação. Passe algum tempo pesquisando oportunidades de trabalho para encontrar pontos comuns na posição desejada. A partir daí, você pode mapear uma estratégia para se tornar um cientista de dados armado com a educação, habilidades e experiência para conseguir o trabalho.

Educação e treinamento

Há muitas maneiras de se tornar um cientista de dados, mas a rota mais tradicional é obtendo um diploma de bacharel. A maioria dos cientistas de dados tem mestrado ou superior, de acordo com os dados do BLS, mas isso não é o caso de todos os cientistas de dados, e existem outras formas de desenvolver habilidades para a profissão. Antes de entrar em um programa de educação superior, você deve saber em que setor você estará trabalhando para descobrir as habilidades, ferramentas e software mais importantes.

Como a ciência dos dados requer alguma experiência em domínio de negócios, o papel de um cientista de dados varia dependendo da indústria, e se você estiver trabalhando em uma indústria altamente técnica, talvez seja necessário treinamento adicional. Por exemplo, se você estiver trabalhando em saúde, governo ou ciência, você precisará de uma habilidade diferente do que se você trabalha em marketing, negócios ou educação.

Se você quiser desenvolver certos conjuntos de habilidades para atender às necessidades específicas da indústria, existem aulas on-line, campos de inicialização e cursos de desenvolvimento profissional que podem ajudar a aprimorar suas habilidades.

>E MAIS: 3 cursos on-line para formação de cientistas de dados

Outros trabalhos da ciência dos dados

O cientista de dados é apenas um título de trabalho no campo em expansão da ciência dos dados, e nem todas as empresas que utilizam a ciência dos dados estão contratando cientistas de dados por si só. Aqui estão alguns dos títulos de trabalho mais populares relacionados à ciência dos dados são:

Gerente de analytics 
Analista de Inteligência de Negócios 
Analista de dados 
Arquiteto de dados 
Engenheiro de dados
Analista de pesquisa 
Cientista de Pesquisa
Estatístico 

Se você pensa em estabelecer uma carreira na ciência dos dados, estas são algumas das posições que você também pode considerar. Análise de dados é um campo expansivo, então você vai querer descobrir qual é seu nicho antes de começar a se candidatar a empregos. Uma vez que você sabe como deseja trabalhar com os dados, será mais fácil restringir as melhores ofertas de emprego para combinar seu conjunto de habilidades.

View Comments

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago