CET quer eliminar alertas de blitz e radar em apps

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está aberta a parcerias com empresas de tecnologia para melhorar a mobilidade urbana. Isso inclui conversas com companhias como Waze e Google (por meio do aplicativo Maps), mas antes a CET tem um pedido: o fim de alertas de blitz policial e radares no Waze.

Segundo João Octaviano Machado Neto, presidente da companhia responsável pela gestão do trânsito da cidade, discussões com Google e Waze estão em andamento e o foco é unir sistemas de inteligência das empresas de tecnologias ao conhecimento sobre a densidades de vias geridas pela CET.

“Estamos em discussões intensas com Google e Waze. Se tem pessoas indo para o mesmo ponto, o Waze vai mandar no mesmo rota e, se não tem trânsito, vai acabar criando. Estou discutindo com o Waze para oferecermos densidade de vias e evitar que elas sejam saturadas. Eles querem dados da prefeitura e em contra-partida pedimos duas coisas: que tirem indicação de radares e das blitzes. essa é a discussão”, afirmou Neto, durante participação no Fórum Mobilidade, evento organizado pelas revistas Quatro Rodas e Superinteressante.

Mobilidade

Mobilidade urbana é um tema que desafia gestores públicos a cada dia, sobretudo em grandes cidades, como São Paulo. Na capital paulista, a CET diz estar de olho em novas tecnologias para lever inteligência ao gerenciamento de tráfego. Um projeto é a criação de um sistema de semáforos conectados.

Empresas de tecnologia têm entrado nessa discussão e trazido contribuições para a diminuição do trânsito. Exemplos não faltam: o Waze mostra as melhores rotas, com base no tempo estimado do trânsito; Uber e 99 apostam em “motoristas particulares” e compartilhamento de carros; o último tema também é o foco da Pegcar, marketplace de aluguel de carros entre pessoas. O modelo de negócios da Tembici busca ampliar o uso de bicicletas – um exemplo são as bikes do Itau, usadas em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago