O estudo The Shopper Story 2017, da Criteo, empresa de marketing para e-commerce, revela que omnishopping é um fenômeno global e que, no Brasil, já é praticamente onipresente. O relatório mostra que 79% dos brasileiros são omnishoppers e utilizam uma variedade de dispositivos, canais e plataformas para navegar e comprar.
De acordo com o levantamento, a maioria dos brasileiros adota o showrooming, quando o cliente tem o primeiro contato com o produto na loja física, mas compra online. Os consumidores (64%) percorrem esse caminho ocasionalmente e 29% o fazem com frequência. No sentido contrário, 62% dos brasileiros aderem eventualmente ao webrooming, pesquisando pela Internet e comprando no varejo tradicional. Os que fazem isso regularmente somam 20%.
Quando comparados a compradores que ainda não adotam um comportamento multicanal, os omnishoppers gastam em média 7% a mais no ambiente online e 44% a mais no varejo tradicional. Globalmente, mais de três quartos dos consumidores já estão engajados no omnichannel.
“Com a popularização dos smartphones, os consumidores passaram a ter liberdade para buscar informações sobre produtos e comprar online de qualquer lugar, inclusive de dentro da loja física do varejista. Dessa forma, a decisão de onde, quando e como comprar depende de diversos elementos, como comodidade, facilidade e, claro, preço”, diz Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.
O executivo acrescenta que é por esse morivo que uma estratégia de marketing bem-sucedida precisa focar no cliente e não no canal de vendas ou dispositivo. “As empresas que têm essa compreensão certamente saem na frente num mercado cada vez mais competitivo”, alerta.
A empresa avalia que com o mobile cada vez mais presente na vida cotidiana, o ambiente online é agora um ponto crítico para a decisão de compra. Assim, para quase metade de todos os omnishoppers, websites e apps são a última influência para efetivar a aquisição. Além disso, 54% dos brasileiros afirmam já terem comprado no site do varejista utilizando o smartphone, enquanto estavam dentro da loja física desse mesmo varejista.
No Brasil, 68% dos consumidores que já tem um tipo de item em mente iniciam a pesquisa em sites e não em mecanismos de busca. Entre aqueles que sabem exatamente o que querem este índice é ainda maior: 73%.
Mesmo os que não procuram por um produto específico tendem a começar a jornada desta forma, com 51% afirmando entrarem primeiro no site do varejista.
Para aproximadamente 50% dos consumidores abordados, os sites e apps de varejo são mais influentes no processo de compra do que o boca a boca, os mecanismos de busca ou mesmo as redes sociais. Pessoas que iniciam sua jornada em sites de varejo também apresentam maior intenção de compra.
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