CEO da Oracle: 80% dos data centers corporativos serão desativados até 2025

Author Photo
12:05 pm - 18 de janeiro de 2017

A Oracle estima que 80% dos data centers corporativos devem desaparecer até 2025, à medida que a nuvem se torna cada vez mais a principal escolha para infraestruturas de TI. A previsão foi compartilhada por Mark Hurd, CEO da companhia, durante evento da empresa voltado a clientes.

Para o executivo, com cada vez mais aplicações indo para a nuvem, a razão econômica para manter data centers independentes será reavaliada pelas empresas.

“Esta é uma força irresistível. Isto não é “se”. É assim que as coisas vão acontecer “, disse o executivo, que destacou também que a mudança para a nuvem é uma mudança na forma como as pessoas pensam os negócios como um todo, não apenas tecnologia.

O orçamento global de TI de US$ 2,07 trilhões é uma pequena fração da economia global de US$ 75 trilhões, e metade desse valor é gasto em tecnologia de consumo. Cerca de 80% do dinheiro que as empresas investem em TI vai para a manutenção e mais para os requisitos de segurança e conformidade. O que resta é investir em inovação, disse o executivo.

Hurd afirmou que inovação é uma questão de sobrevivência e, nesse contexto, a nuvem torna-se crítica como uma forma de reduzir gastos de capital e custos de mão-de-obra, e atualizar aplicativos mais rapidamente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.