Centro tecnológico de SP começa a operar no primeiro semestre de 2020

Projeto CITI, anunciado pelo Governo de SP, terá soluções para Indústria 4.0 e políticas para fomentar o uso de soluções avançadas dentro de PMEs

Author Photo
7:00 pm - 07 de novembro de 2019

Anunciado no começo de 2018 pela prefeitura de São Paulo, o CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação), ocupará o CEAGESP e foi pensado para ser um distrito de tecnologia e inovação inspirado no que acontece no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Nesta quinta (7), a prefeitura confirmou a conclusão da primeira fase para até junho de 2020. 

“No primeiro semestre de 2020, nós já teremos o CITI funcionando na sua primeira etapa, onde hoje está o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), uma instituição de altíssimo valor do Governo do Estado de São Paulo”, declarou o Governador João Dória, após reunião de trabalho em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF) e o Ministério da Economia. 

Além da definição da primeira fase, foi anunciada a instalação da Biovet Vaxxinova, empresa de saúde animal que será a primeira a se fixar no campus do IPT com seu próprio centro de inovação.  

Também foram anunciadas as instalações de polos de pesquisa em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e um Centro de Inovação no Instituto Butantan. 

Centro e trinta pequenas e médias empresas deverão participar do projeto em sua fase inicial. Até 2021, a expectativa do programa é atender 2.000 empresas. 

Indústria 4.0 é um dos focos

Uma das operações que funcionarão dentro do CITI é o Centro da Quarta Revolução Industrial, que terá sede no IPT e atuará com políticas de dados, Indústria 4.0, Internet das Coisas, cidades inteligentes, robótica, Inteligência artificial e blockchain. 

A criação do Centro da Quarta Revolução Industrial foi feita em agosto e sua inauguração deve ocorrer no encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, em janeiro de 2020.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.