Lá em setembro, a prefeitura de São Paulo iniciou um projeto-piloto para meios de pagamento alternativos em ônibus. Agora, três meses depois, a iniciativa que passou a aceitar cartões de débito e crédito nas passagens deverá ser levada para todos os ônibus da cidade.
A estimativa das operadoras de pagamento, publicada na última semana por Exame e Folha de São Paulo, mostra que o projeto foi muito positivo.
Na ocasião, pelo menos 200 ônibus em 12 linhas passaram a ser compatíveis com a modalidade. Os usuários podem usar plataformas com o Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay para realizar os pagamentos. Além disso, cartões NFC (near field communication) também são aceitos.
Alguns exemplos de cartões compatíveis com NFC envolvem modelos do Nubank ou Trigg. Outros dispositivos, como relógios inteligentes, também são compatíveis.
É preciso destacar que os testes continuam em andamento. O modelo de pagamento, porém, elimina alguns benefícios do cartão Bilhete Único:
É esperado que o sistema adapte os equipamentos existentes para que aceitem tanto os cartões bancários, quanto o próprio Bilhete Único.
À Folha, Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa, disse que isso inclui gratuidades para idosos e descontos para estudantes.
“Outra possibilidade é fazer a cobrança das viagens ao final do dia ou de dado período e aplicar descontos de acordo com o total de viagens feitas”, afirmou.
Com informações de: Exame, Folha de São Paulo.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…