A Celistics, provedora de soluções de logística em 13 países da América Latina, deverá importar, até o final de 2014, mais de 300 mil dispositivos para operadoras na região, o equivalente a US$ 20 milhões. A expectativa é fechar o ano com US$ 60 milhões em vendas diretas de produtos, nacionais e importados, para as teles no Brasil.
Entre os aparelhos importados, a partir do porto no Brasil, localizado no Espírito Santo, estão roteadores, smartphones, aparelhos fixos e modens. Recentemente, a empresa passou a importar também SIM Cards. A companhia estima que o aumento dessa tecnologia aumente consideravelmente em razão da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), o que deverá gerar a compra e venda de 60 milhões de SIM Cards em 2014.
Um dos clientes da empresa é a Telefônica Vivo. A Celistics é, hoje, responsável pela distribuição da tele no Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais e Bahia.
De acordo com Kemen Azpirichaga, country manager da Celistics no Brasil, a empresa quer ser sempre reconhecida pela agilidade na entrega e pela logística inteligente. “Temos uma plataforma sistêmica robusta para definir as melhores rotas e atender às operadoras”, conta.
Ele completa dizendo que a inteligência na logística permite que o produto esteja no lugar adequado no momento adequado. “Temos performance de 98% no mercado, um reflexo direto de nossa logística inteligente.”
Azpirichaga relata que o mercado brasileiro é responsável de 35% a 40% dos negócios da empresa na América Latina. Segundo ele, o Brasil tem um cenário logístico e fiscal desafiador, mas a Celistics já conhece o caminho das pedras para superar essas questões. “A estratégia faz parte da nossa logística inteligente”, reforça.
A empresa já prepara-se para as entregas de Natal, antecipando-se à data. “Estamos nos programando para que os clientes não tenham nenhum tipo de ocorrência nessa fase crítica do ano”, finaliza.