Carros de entrada da GM ganham recurso de conectividade no Brasil

Author Photo
1:27 pm - 05 de agosto de 2016

Os carros de entrada da GM, Onix e Prisma, ganharão conectividade no modelo 2017. Eles chegarão ao mercado com a tecnologia OnStar, tecnologia que permite, por exemplo, comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para celular, bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.

Com o OnStar, por meio de um app, o usuário pode conferir parâmetros do veículo, como quilometragem total percorrida e pressão dos pneus. A ferramenta ajuda a otimizar dirigibilidade, conforto, segurança, consumo de combustível e vida útil da banda de rodagem.

Outra vantagem do OnStar, segundo a montadora, é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O veículo pode ser monitorado, e o moto, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia.

O OnStar permite que o usuário do Novo Onix receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como no Novo Cruze e na Nova S10. Além disso, oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.

A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente mais grave. Isso porque, há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.

O Novo Onix também passará a contar com o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay.

Para o motorista, isso significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.

Com a tecnologia, é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastante populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas on-line.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.