Estudo recente detalhou alguns problemas polêmicos de fabricantes de automóveis autônomos. Perguntados sobre o que programadores dos carros fariam para minimizar feridos em acidentes, mesmo que isso significasse matar os passageiros dentro do carro, eles tinham de responder entre salvar o motorista e prejudicar os demais, ou ferir o motorista e salvar os demais.
Tudo remonta ao exercício Ethics 101, conhecido como The Trolley Problem. O The Trolley Problema pergunta o que você faria se um trem desgovernado estivesse em uma faixa e prestes a bater em cinco pessoas. Opção 1: você pode mudar de faixa, fazendo com que somente uma pessoa morra, ou seja, você. Opção 2: você se salva e cinco pessoas morrem. O que você faria?
“A maioria das pessoas quer viver em um mundo onde os carros vão minimizar as baixas”, disse Iyad Rahwan, professor no MIT e coautor do estudo. Essas são perguntas típicas que o Google e a Tesla se fazem. Quando um acidente é inevitável, o que deve fazer o carro como resposta?
Não há resposta certa, mas pesquisadores estão encontrando rapidamente que há um grande número de respostas erradas. Se você está confuso, isso é bom, porque as respostas são realmente difíceis. Conceder a programadores a capacidade de controlar o resultado em um acidente é um fardo pesado que precisa ser melhor compreendido antes de se implementar o código que poderia matar pedestres inocentes, o motorista do carro, ou todas as anteriores.
Apesar de toda a discussão, acidentes em carros autônomos são raros, e à medida que continuamos a recolher dados, aperfeiçoar a tecnologia e ajustar a inteligência artificial, as chances de o carro bater em quase são improváveis.
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