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Canais: divisão da HP deve facilitar as coisas

Se havia qualquer temor de parceiros sobre como seria a relação com a HP nesta nova fase, já não faz mais sentido. O discurso da gigante é de que as coisas ficarão mais simples. Como explicou Sue Barsamian, vice-presidente de vendas indiretas da companhia, “os canais devem esperar uma interação mais simples de duas organizações menores”. Investimentos feitos nesta relação ao longo dos últimos anos como o Partner One e o HP Unison funcionam, na visão da companhia, como fundamentos para que nenhum problema aconteça, sobretudo, no período de transição.

Como lembrou Lynn Anderson, vice-presidente de marketing para canais da fabricante, ao conversar com jornalistas da América Latina durante o Canalys Channels Forum Latin America, no Rio de Janeiro, 24 horas depois do anúncio da separação, parceiros de 89 países já tinham informações para apresentar aos seus clientes e até um link de perguntas frequentes para esclarecer dúvidas. Tudo isso, possível pelos fundamentos trazidos trabalho da empresa no programa de canais.

Sue, por outro lado, lembrou das melhoras nas finanças da HP nos últimos anos e do time de liderança capitaneado por Meg Whitman, que, com a divisão, ficará com a Hewlett Packard Enterprise, resumindo que fatores como esses influenciarão positivamente na divisão, trazendo benefícios claros. “Teremos a possibilidade de sermos mais ágeis e mais competitivos como nunca fomos antes”, acredita.

Algo importante discutido por Sue e Lynn foi a situação de parceiros que, atualmente, vendem produtos das duas novas empresas, a Enterprise e a HP Inc. Seria necessário construir um relacionamento do zero? Buscar novas certificações?

A resposta não poderia ter sido mais tranquilizadora: nada muda. Canais e parceiros que já vendem PCs, impressoras e servidores, por exemplo, não precisarão buscar novas certificações. “Queremos fazer essa transição da forma mais simples e transparente possível”, pontuou Sue.

Lynn ressaltou que não haverá problemas ou necessidade também de construir novos relacionamentos. “Serão 12 meses até a separação completa, separar uma empresa, inclusive financeiramente, leva tempo. Até lá, não muda nada e, ao longo desse prazo, trabalharemos para manter todas as relações onde pudermos.”

Ao final, ambas afirmam que o esforço é para que essa transição aconteça da forma mais simples e transparente possível e dizem que com duas empresas existirá a possibilidade de investir em inovação com foco maior nos diferentes mercados. “A HP nasceu em uma garagem para um carro, estamos remodelando a garagem para dois carros”, brincou Lynn.

A HP aproveitou o encontro de parceiros da região para anunciar algumas atualizações no HP Unison. Entre as melhorias do portal estão ferramentas como o Comp Optimizer, que auxilia na administração e prevenção de remuneração e recompensas, dentro de uma fonte única; uma nova ferramenta de Fundo de Desenvolvimento de Mercado (MDF, da sigla em inglês), que facilita o controle de dólares e ajuda a aumentar o retorno comercial sobre o investimento; e o Co-Marketing Zone, pensado para facilitar o acesso aos ativos necessários e para permitir a criação de materiais de marketing usados para fomentar os negócios.

*O IT Forum 365 viajou ao Rio de Janeiro a convite da Canalys

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