Carros autônomos possuem uma inteligência que os permite saber o que está acontecendo ao seu redor graças ao uso de sensores e softwares de última geração. Apesar disso, não é apenas dos arredores que esses veículos precisam estar cientes, mas também do que está acontecendo dentro do veículo.
Com isso em mente, especialistas da Fraunhofer-Gesellschaft, uma empresa alemã de pesquisas, estão trabalhando para expandir essa tecnologia de sensores para o interior dos carros. “Usando câmeras de percepção com profundidade, capturamos o interior do veículo, identificamos o número de pessoas, seus tamanhos e posturas. A partir disso, podemos deduzir o que estão fazendo”, afirma Michael Voit, líder do grupo de pesquisa.
Sabendo quantos passageiros há dentro dos veículos e o que eles estão fazendo é possível, por exemplo, saber quanto tempo irá demorar para o motorista alcançar o volante em casos de emergência. Se os pais estão tirando um cochilo e a criança sai do cinto de segurança no banco traseiro, o carro pode avisá-los do perigo.
Em uma batida, por exemplo, o carro poderia ser projetado para um lado que não há pessoas e a força com que um airbag irá atuar pode ser modificada de acordo com peso e posição do passageiro. Os benefícios são inúmeros.
Até o momento, esse tipo de tecnologia está em testes realizados pela empresa e os planos englobam colocar as câmeras em uma minivan para ser testada no mundo real.
A Fraunhofer está trabalhando em conjunto com a Volkswagen Group Research, Bosch, Visteon, e outros sobre o projeto, o qual é financiado por doações do governo alemão.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…