Categories: InovaçãoNotícias

Caixa eletrônico usará 5G para atendimento de pessoas com deficiência auditiva

Dados do IBGE de 2020 apontam que o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas. E o Dia 23 de setembro é marcado como o Dia Internacional da Linguagem de Sinais. A tecnologia é uma facilitadora da experiência do cliente e da inclusão de pessoas com deficiência.

Um exemplo disso é a TecBan, que está realizando uma prova de conceito de um caixa eletrônico capaz de realizar o atendimento humanizado por linguagem de Libras para pessoas com deficiência auditiva e surdos. A funcionalidade comprova um dos potenciais da tecnologia 5G com a transmissão de vídeo em qualidade sem interrupções.

O Banco24Horas 5G, lançado em maio de 2021, em parceria com a Claro, a Embratel e a Ericsson, já vinha sendo utilizado em ambiente controlado, em um dos escritórios da TecBan, em Alphaville (SP). O caixa eletrônico inicia sua fase dois de funcionamento com a nova tecnologia: o serviço de videoconferência feito por meio de um totem, disponibilizado ao lado do caixa, que conta com um tablet equipado com câmera HD com alta resolução.

“Entendemos que para o mercado financeiro um dos principais ganhos futuros da tecnologia 5G está em novas aplicações desenvolvidas para uma melhor experiência do atendimento às pessoas. Nesta nova iniciativa, experimentamos o conceito para atendimento através de uma videoconferência intuitiva, com alta resolução e que permite o benefício da inclusão para aqueles que se comunicam por meio de Libras”, explica Marcelo Preto, gerente executivo de telecom na TecBan.

Um piloto interno foi realizado nos meses de maio e junho de 2022. Desde então, a equipe de atendimento da TecBan, focada no Banco24Horas, passa por treinamento de melhores práticas para a utilização da ferramenta.

“Sem necessidade de usar os seus recursos próprios, como o celular e a internet, o cliente que tiver qualquer intercorrência durante a realização das transações pode imediatamente entrar em contato com a nossa central de atendimento dando abertura a protocolos e tendo, em muitos casos, a resolução em tempo real”, explica Alexandra Muniz, gerente executiva de atendimento na TecBan.

Para utilizar o atendimento via vídeo, o usuário precisa seguir um passo-a-passo: na tela inicial, há um espaço para inserir o nome do cliente que realizará a chamada e um quadrado de para assinalar o aceite dos termos de atendimento em conformidade com a da Lei de Proteção Geral de Dados. Em seguida, será realizado um teste de velocidade de internet, que ao ser concluído, apresentará uma tela confirmando a experiência em 5G e, automaticamente, o atendimento será iniciado. Quando a videochamada é encerrada, o aplicativo inicia uma pesquisa de satisfação para coleta de dados sobre a experiência.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago