A implementação de um centro de serviços compartilhados (CSC) para operações internas permitiu para a Bunge Brasil reduzir em 30% os custos atrelados ao back-office financeiro. A empresa do setor de agronegócio e alimentos projeta “recuperar” o investimento no início de 2017, quando o projeto completará dois anos e meio.
O novo centro contempla um suporte integrado entre colaboradores e fornecedores da Bunge nas áreas de contas a pagar e a receber, contabilidade, fiscal, administrativo, recursos humanos, tesouraria e processamento logístico. Todo o suporte é realizado por meio de diferentes canais, como: portal, chat, e-mail, telefone e WhatsApp.
Entre os processos que oferecem agilidade e segurança, destaca-se o Credit Score, que faz o cruzamento entre os dados dos mais de 20 mil clientes da empresa que já tenham aprovação de crédito com dados de instituições externas, como Serasa e CISP. Já o Open Text é responsável pela digitalização de notas fiscais de serviço com captura de imagem que são transformadas em dados e, posteriormente, alimentam diretamente o banco de dados e eliminam a digitação dos documentos.
Cristiano Alcântara, diretor financeiro do CSC da Bunge Brasil, explica que a criação de um centro de serviços compartilhados nas empresas e toda a evolução de maturidade dessa área é um desafio complexo, que envolve muitos investimentos da organização. “Em geral, iniciativas como essa enfrentam resistências à mudança e aos avanços tecnológicos que se estabilizam, geralmente, em até cinco anos de implementação. Na Bunge, conseguimos já nos primeiros anos obter bons resultados”, conta.
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