Estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que o Brasil possui 5 computadores (desktop, notebook e tablet) para cada 6 habitantes. No total, são 174 milhões de computadores em uso no País, segundo dados de uso previsto em maio de 2018.
A venda anual de computadores, que tinha caído quase para a metade em 2016, continuou estável com 12 milhões em 2017 e deverá ficar no mesmo patamar em 2018. Em 2017, houve crescimento na venda de desktops e de notebooks, mas queda em tablets.
Os números são da 29ª Pesquisa Anual do GVcia, Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV, que prevê avanço de 12% do mercado de computadores em relação ao ano anterior.
Fernando S. Meirelles, Professor Titular de TI da FGV-EAESP, coordenador do estudo, comenta que esperava que o número de PCs fosse um para um em relação à população em 2019, mas a turbulência econômica vivida no País nos últimos anos atrasou a previsão para 2020/2022.
Dispositivos
A pesquisa aponta também que o Brasil tem 220 milhões de celulares inteligentes (smartphones), mais de 1 por habitante. Somando aos notebooks e tablets, são 306 milhões de dispositivos portáteis em maio de 2018, ou seja, 1,5 por habitante.
O Brasil representa 3% da base mundial de computadores, telefones, TVs e smartphones, enquanto a população é 2,8% do mundo. A título de comparação, os EUA têm 4% da população mundial e 10% da base desses dispositivos. A explicação de Meirelles é que os EUA começaram a “onda tecnológica” muito mais cedo. Mas o Brasil tem motivos para comemorar, já que está acima da média mundial no que tange o uso de dispositivos.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…