A Presidente Dilma Rousseff assinou o Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-Suécia durante a sua visita à Estocolmo, capital do país escandinavo. Parte da parceria envolve uma cooperação bilateral na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
“Olhamos com muito interesse e atribuímos estratégica relevância à Suécia no que se refere à nossa cooperação em ciência, tecnologia e inovação”, afirmou a Presidente. “Nesse sentido, o Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTH, na sigla em sueco) é relevante parceiro para o Brasil em todas as áreas. Tem sido um parceiro do programa Ciência sem Fronteiras. É a instituição sueca que mais recebeu bolsistas brasileiros, desde a graduação até o pós-doutorado”, declarou após uma visita à instituição, onde assistiu a apresentação sobre projetos desenvolvidos em parceria com o Brasil, incluindo o intercâmbio de alunos pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
Ao avaliar que a relação entre academia, governos e empresas é a tríade estratégica para o desenvolvimento e a inovação, Dilma incentivou as empresas brasileiras a participar cada vez mais desse processo, aproximando universidades, laboratórios e centros de pesquisas brasileiros do KTH. “Desejamos, também, que empresas brasileiras integrem-se às cadeias produtivas suecas”, disse. “Queremos estimular a todos os setores a se aproximar e desejamos ver o surgimento de startups.”
O documento também reafirma o interesse mútuo em reforçar a cooperação no campo educacional e em promover maior intercâmbio de estudantes pra a parte de educação, bem como um memorando de entendimento em pesquisa e ensino superior.
Os dois lados declararam ainda interesse em fortalecer o trabalho conjunto em mineração sustentável e decidem iniciar negociações para a adoção de memorando nesse sentido.
*Com informações do MiniCom