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Brasil é o segundo país com mais instalações de apps financeiros em 2020

A AppsFlyer, empresa especializada em atribuição e análise de dados para publicidade de aplicativos, apresentou, nesta terça-feira (11), um levantamento inédito sobre aplicativos de finanças com dados globais, incluindo do Brasil. O mapeamento considera apps de bancos – digitais e tradicionais – pagamento e investimentos.

O Brasil foi o segundo país com mais instalações de apps financeiros em 2020, perdendo apenas para a Índia. O volume de instalações de apps de finanças no país avançou 65% entre o primeiro trimestre do ano passado até o mesmo período de 2021. Considerando os últimos dois anos, o crescimento foi de 260%.

Juntos, os aplicativos de bancos tradicionais e digitais atraíram quase 60% dos novos usuários de apps financeiros no período analisado. À medida que essas instituições financeiras precisaram digitalizar serviços por conta das restrições de circulação devido ao coronavírus, também passaram a competir diretamente por novos usuários. Ambas alcançaram 28% das instalações de apps por de novos usuários.

Os bancos tradicionais, no entanto, perderam espaço dentre usuários, com uma queda de 24,2% nas instalações entre 2019 e 2020. Por outro lado, os bancos digitais aumentaram sua fatia nas instalações em 13,3% no período. Apesar disso, os bancos tradicionais foram 30% mais utilizados pelos clientes, em comparação aos bancos digitais. Ainda muito centrados em nichos, os apps de investimentos representaram 10% da aquisição de usuários na América Latina.

Leia mais: Startups brasileiras recebem US$ 2,35 bi no primeiro quadrimestre de 2021

Mercado aquecido

Segundo Daniel Simões, diretor regional da Appsflyer no Brasil, o país é um mercado promissor para aplicativos de finanças devido a diversos fatores. “O primeiro é a alta introdução dos smartphones como principal meio de acesso à internet, em seguida vem o fato de que a pandemia restringiu acesso às instituições financeiras, fazendo com que o as pessoas se acostumassem aos serviços digitais”.

O executivo também atribui as perspectivas positivas ao avanço dos investimentos em publicidade de aplicativos. A pesquisa indica que empresas de finanças mudaram de mentalidade devido à pandemia e passaram a usar os apps como um canal de engajamento. A prova disso é que 40% da aquisição de usuários vêm de campanhas de marketing na América Latina.

Globalmente, foram gastos US$ 3 bilhões em 2020 para a aquisição de usuários para apps financeiros em 2020. Os dados mostram que esses investimentos seguem acelerados, e movimentaram U$S 1,2 bilhões de dólares no primeiro trimestre. A América Latina, região na qual o Brasil desponta como mercado mais promissor, respondeu por 20% dos gastos globais no ano passado, um total de US$ 542 milhões.

O estudo analisou 4,7 bilhões de instalações de apps de finanças globalmente, distribuídos entre 2 mil aplicativos, entre o primeiro trimestre de 2019 e o de 2021.

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