Brasil e Coreia do Sul inauguram centro de cooperação para desenvolvimento tecnológico

Um acordo entre Brasil e Coreia do Sul, por meio do dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Ciência, Tecnologias da Informação e Comunicação e Planejamento Futuro (MSIP, na sigla em inglês), criará o Centro de Cooperação em Tecnologia da Informação e Comunicação (CCTIC). O espaço fica em uma unidade do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em Santa Rita do Sapucaí (MG).
A parceria visa o intercâmbio de informações e pesquisas para o desenvolvimento tecnológico, em especial em torno da quinta geração de comunicação móvel (5G) e de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). A previsão é que o trabalho em conjunto seja executado em três anos e envolva profissionais do Inatel e da Agência Nacional de Sociedade da Informação da Coreia do Sul (NIA, na sigla em inglês). Responsável por projetos semelhantes no Chile, na Colômbia e no México, o governo sul-coreano deve investir US$ 1 milhão.
Luis Felipe Fortuna, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, comentou que o projeto oferece à Coreia do Sul um mercado que necessita de avanços tecnológicos. “Ao mesmo tempo, formamos uma geração de pesquisadores aptos a ingressar nesse novo mundo e informar os parceiros internacionais das nossas necessidades, das nossas carências e, sobretudo, dos nossos avanços nessa área”, destaca.
Já o diretor do Inatel, Marcelo Marques, prevê a geração de novas frentes de desenvolvimento para instituições e empresas brasileiras e coreanas, com reflexos diretos no desenvolvimento econômico e social dos dois países. Ele havia assinado, em dezembro de 2016, no MCTIC, o acordo de colaboração que estabeleceu o CCTIC, ao lado do diretor da NIA, Myungha Hong.
*Com informações do MCTIC