Brasil terá câmara latino-americana para negócios em tecnologia

O presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (Assespro-PR), Adriano Krzyuy, anunciou na última sexta-feira (28/07), durante o último dia do Paraná TIC 2017, evento promovido pela organização para reunir empresas e entidades do setor, a criação de uma câmara latino-americana de negócios em tecnologia. O acordo engloba o intercâmbio de ideias com os países vizinhos Paraguai, Argentina, Peru e Bolívia, para gerar sinergias, negócios e colaboração entre as empresas de tecnologia da informação e comunicação.

A iniciativa, segundo Krzyuy, será constituída por um meio de um ambiente virtual a princípio com webinars mensais realizados de forma alternadas entre os países. O objetivo é gerar sinergia com entidades e empresas dos outros países para desenvolvimento de negócios e parcerias. Paralelo ao Paraná TIC 2017, já foi promovida uma Rodada Internacional de Negócios, realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e Assespro Paraná, que já culminou em negócios gerados ao longo do evento e parcerias firmadas para novos negócios nos próximos meses.

“É um projeto piloto para vermos o que essa geração de negócios vai trazer para o fruto do Paraná e deses países. A proposta é que a gente estruture essa câmara durante o próximo mês e comece os trabalhos contínuos para trazermos resultados e gerarmos negócios”, explicou.

Krzyuy afirma que a Câmara irá inicialmente envolver, como projeto piloto, os Arranjos Produtivos Locais de Tecnologia do Paraná para as interações com os países vizinhos. O objetivo é expandir a iniciativa para outros estados brasileiros.

Origem da ideia

A ideia surgiu durante a mobilização do Paraná TIC, que buscou interação com empresas e entidades desses países. “Durante essa organização para o evento, fizemos dois webinars falando de tendências e mostramos o que estávamos propondo para o Paraná em termos de TIC. Para nossa grata surpresa, o formato foi muito bem aceito e a partir todas essas conversas sobre estratégias surgiu a proposta de montarmos uma câmara internacional de negócios para tecnologia”, finaliza.

Gladys Daniela Neudorf, presidente do Cluster TIC Missiones, da Argentina, afirma que a iniciativa foi bem recebida no país. “Estamos muito dispostos a ampliar os negócios com o Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru, integrarmos e desenvolvermos ações em conjunto e pretendemos atrair outras câmaras empresariais do país para que se somem a esta iniciativa e ampliem os resultados esperados”, apontou.

Parceiro da Assespro Paraná nesta iniciativa, o Sebrae paranaense pretende conectar a iniciativa ao programa Exporta Mais, programa que incentiva a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. “Cada vez mais entendemos que as nossas ações precisam ter foco em mercado, numa busca pragmática de novos clientes. A Câmara integrada ao nosso programa Exporta Mais irá gerar boas oportunidades para as empresas paranaenses, que contarão com toda uma estrutura de apoio que deve render bons frutos já com foco em 2018”, aposta Rafael Tortato, coordenador estadual do programa Startup PR, do Sebrae Paraná.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago