Bradesco adota Fico e reduz em 89% transações retidas, mas sem comprometer segurança

Projeto da plataforma Safer também melhorou experiência dos clientes com redução em tempo de transações

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10:35 am - 13 de maio de 2025
Imagem: Shutterstock

O Bradesco processa um imenso volume de transações em seus canais digitais. O banco processa, por exemplo, quase um bilhão de transações PIX por mês. Isso fez com que a instituição financeira precisasse dimensionar melhor sua segurança, mas sem comprometer a experiência do cliente.

Ao adotar modelos mais tradicionais de detecção a fraude, surgiram algumas dificuldades – como transações legítimas sendo marcadas como suspeitas. Isso obrigava os clientes a passar por etapas adicionais, como ligar para o banco, verificar identidade ou confirmar transações manualmente.

Para combater problemas do tipo, o Bradesco e a FICO desenvolveram a Safer, plataforma de fraude e compliance baseada em inteligência artificial e desenvolvida na Fico Platform. Ela processa até 25 milhões de pagamentos diários do PIX, e ao mesmo tempo detecta e bloqueia tentativas de fraude em tempo real – o que permitiu reduzir em 89% o número de transações retidas para análise posterior.

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“O grande volume de transações que processamos diariamente significava que precisávamos de mais do que apenas uma detecção de fraude mais forte — precisávamos de uma solução mais inteligente, mais rápida e mais escalável”, explica em comunicado Marcos Molina, gerente de segurança corporativa do Bradesco.

O Bradesco é usuário da plataforma da FICO pelo menos desde 2019. “Agora, expandimos isso para a proteção contra fraudes, aumentando a agilidade, a segurança e a eficiência…”, explica. “usando IA e machine learning para ficar à frente dos fraudadores e, ao mesmo tempo, garantir uma experiência fluida para nossos clientes. O que construímos não é apenas uma solução para hoje, mas uma base para o futuro do banco digital.”

Com o projeto, as partes dizem ter reduzido em 50% o número de transações retidas para análise posterior, permitindo aprovações mais rápidas. Houve ainda redução do tempo de integração de horas para tempo real, aumentando as novas contas em 11%. Também foram reduzidas as rejeições de transações em 25%.

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Redação

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