Desde 2016, o Bradesco implementa de forma pioneira a inteligência artificial (AI) no mercado financeiro nacional por meio da BIA – Bradesco Inteligência Artificial. A inovação engloba tanto o atendimento às equipes internas, quanto o relacionamento e o atendimento a clientes.
Com muitos adeptos, rapidamente a tecnologia se popularizou. “A BIA já ganhou o coração de todo mundo por conta do seu propósito de melhorar a experiência do cliente”, indica Walkiria Marchetti, diretora executiva do Bradesco, empresa vencedora de As 100+ Inovadoras no Uso de TI, prêmio concedido pela IT Mídia em parceria com a PwC, e ainda ganhadora do primeiro lugar no ranking geral.
Segundo a executiva, a BIA foi, efetivamente, um divisor de águas na forma que o banco atende os clientes e desde o início a tecnologia foi pensada para tornar a experiência fluída e com o menor atrito possível. Hoje, a tecnologia está presente em diversos canais e com várias habilidades. Essas habilidades vão desde responder dúvidas sobre produtos e serviços, até auxiliar o cliente a realizar transações. Tudo isso, usando linguagem natural por meio de texto e voz.
“Acompanhamos a evolução da aceitação da BIA e entendemos que o acesso à informação não poderia ficar restrito ao mobile e ao internet banking. O importante é entregar valor em qualquer mídia que o cliente queira”, comenta a executiva sobre a evolução da AI do Bradesco.
Hoje, a BIA está disponível nos aplicativos Bradesco celular, app do NEXT, o banco digital do Bradesco, Facebook Messenger, Google Assistente, WhatsApp e Amazon Alexa em português, acionado por meio do comando “Alexa, abra a BIA do Bradesco”. Somente no WhatsApp, onde chegou em abril de 2018, já foram mais de 23 milhões de interações. No total, a BIA já realizou 185 milhões de interações e teve 95% das perguntas atendidas, contando com 16 mil respostas em sua base de conhecimento.
Regularmente, também são incorporados novos assuntos à BIA, de acordo com as necessidades apresentadas pelos clientes, ampliando cada vez a capacidade do sistema para responder a novas questões. Essa curadoria das bases de conhecimento da BIA é realizada pelo Centro de Inteligência Artificial (CIA), um time de funcionários especializados no conteúdo e na verificação da acurácia das respostas.
Certamente, a evolução da BIA não seria possível sem o apoio dessa equipe multidisciplinar de inovação empenhada na jornada de transformação da ferramenta. Hoje, segundo Walkiria, o projeto conta com quase cem profissionais alocados em diversas áreas: Inovação, Canais, Desenvolvimento, Infraestrutura, Arquitetura, Suporte e áreas de negócios.
Walkiria revela que hoje são muitos os benefícios possibilitados pela BIA. Ela destaca alguns deles como agilizar a obtenção de informações sobre produtos e serviços bancários, já que antes interações que levavam vários minutos para serem concluídas, agora são realizadas em poucos segundos; e oferece uma nova experiência de uso do canal focada em linguagem natural, escrita e por voz, humanizando as interações com os sistemas do Bradesco e abrindo caminho para novas implementações com AI.
De forma geral, o uso da inteligência artificial gerou eficiência, atualização tecnológica, satisfação do cliente, qualidade e padronização no atendimento, representando inovação nos modelos de negócios e no trabalho dos profissionais envolvidos com o atendimento.
O Bradesco entende que no futuro as interações serão essencialmente realizadas por voz e por isso a BIA precisa estar acessível em qualquer ponto de contato com o cliente, sendo seu braço direito. “A inteligência artificial está se tornando a nova eletricidade. Ela vai permear toda a nossa vida e a nossa visão de oferta de valor aos clientes será cada vez mais voltada para uma experiência contextual, considerando o ciclo da vida do cliente e seu momento da vida”, adianta Walkiria.
Walkiria indica ainda que a BIA segue em sua jornada de evolução. Os próximos passos incluem possibilitar respostas da BIA por voz em canais além do Google Assistente, ofertar produtos e serviços contextualizados ao perfil e momento de vida do cliente e integrar a BIA em outras plataformas de voz, como a URA da central de atendimento.
Finalistas do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Bancos
1º Bradesco – Walkiria Marchetti, diretora executiva
2º Banco BS2 – Rudy Cordeiro, CIO
3º Banco Original – Luiz Henrique Guimaraes de Freitas, superintendente Geral de TI
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…