Notícias

Bradesco capacita mais de 2,5 mil funcionários com cursos focados em criatividade

Em 2014, o departamento de treinamento do banco Bradesco se transformou na Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com o objetivo de desenvolver as competências individuais dos colaboradores, bem como ser alicerce e suporte das áreas de negócio da instituição.

Com o apoio da consultoria Bridge, a partir de 2015, os cursos Comportamento Criativo e Criatividade no Mundo Digital entraram na grade da UniBrad como redefinição dos conceitos de criatividade e inovação no banco. Nos três anos, mais de 2,5 mil colaboradores do Bradesco em cerca de 150 turmas já foram capacitados nos temas, na Escola de Inteligência de Negócios, uma das dez escolas da universidade corporativa.

Dentro do catálogo de cursos, o funcionário tem a autonomia de escolher qual é a trilha de autogestão de carreira que ele deverá seguir para se desenvolver. Por meio de palestras e treinamentos, são desenvolvidas competências de criatividade, inteligência de mercado, planejamento e alinhamento da estratégia.

Novo mindset

Segundo Carolina Veronica dos Santos Silveira, especialista em TICs na Educação e Design Instrucional e Analista de Treinamento do Bradesco, o foco dos cursos de Comportamento Criativo é estimular a capacidade do colaborador em rever um novo ponto de vista para solucionar problemas.

“Com o passar do tempo, vamos perdendo a confiança de que podemos inovar e dar novas ideias. E quando você entra em uma empresa e trabalha com processos, fica difícil ver além”, avalia, acrescentando que, para que seja evidenciada a criatividade, deve haver autoconfiança.

Já o curso Criatividade no Mundo Digital, destinado aos gerentes de relacionamento digital do Bradesco, foi demandado na época em que a Escola Digital surgiu e era necessário desenvolver uma série de competências e conceitos para a transformação de mindset, do operacional para o digital.

Por isso, foi apresentada uma solução com o objetivo de estimular, nos gerentes de contas, a criatividade, fortalecendo sua espontaneidade para darem novas respostas no cenário de relacionamento virtual com clientes, até então, novo para eles.

Ainda de acordo com Carolina, as ideias que são aceitas em novos projetos são reconhecidas internamente pela instituição em um evento de premiação do departamento de Organizações e Métodos com o Programa Eficiência e Inovação. Também é oferecido ao responsável pela ideia inovadora um almoço com o presidente do banco.

Além dos cursos presenciais de criatividade e inovação dedicados aos funcionários da instituição, o Bradesco ainda disponibiliza um e-learning de inovação aberto também a todos os seus clientes.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago