A instabilidade da rede e as quedas de energia causadas pelos picos de demanda por energia estão promovendo a necessidade de programas de resposta à demanda (DR) com boa relação custo-eficiência em todo o mundo. Como um novo modelo de distribuição de energia, os programas de DR reforçarão a eficiência energética e as iniciativas de gestão de energia, apesar do declínio das reservas de energia.
Recente análise da Frost & Sullivan, Global Demand Response Market, Previsão para 2024, aponta avanços em tecnologias facilitadoras como análise de dados, internet das coisas (IoT) e Blockchain, bem como o aumento do número de veículos elétricos, particularmente na Europa, que se provaram poderosos condutores de programas de DR.
A análise também apresenta drivers e restrições, análise competitiva, tendências de mercado, oportunidades de crescimento, tendências geográficas e previsões de receita de 2014 a 2024. Ele segmenta programas de DR em programas baseados em preços (também chamados de ‘DR implícito’) e programas baseados em incentivos (também chamados ‘DR explícito’). O escopo geográfico do estudo abrange a América do Norte, a União Europeia, a Ásia-Pacífico e o resto do mundo.
“Blockchain fornecerá uma abordagem inovadora e disruptiva para programas de DR automatizados, criando assim um ecossistema de gerenciamento de redes inteligentes de energia descentralizado e seguro”, disse Naren Pasupalati, analista de Pesquisa de Energia e Meio Ambiente da Frost & Sullivan.
Segundo ele, a tecnologia irá melhorar significativamente a validação de eventos em tempo real, liquidações financeiras e contratos seguros de energia. Atualmente, está sendo bastante adotada em regiões como Europa e América do Norte, onde o setor da energia a usa para satisfazer a crescente procura de aplicações de energia. ”
Enquanto isso, espera-se que a popularidade dos veículos elétricos e seus requisitos de cobrança relacionados aumentem a demanda de potência de pico globalmente. As estações de recarga de veículos elétricos servirão não apenas como pontos de abastecimento, mas também como recursos de energia do veículo que podem, potencialmente, retornar à rede e dar suporte a programas de recuperação de desastres.
“À medida que os veículos elétricos em operação aumentam, agregadores ou provedores de serviços de DR terão de planejar e implementar cobranças atrasadas. Os programas de DR lançados pelas concessionárias vão alavancar os preços para incentivar as cargas de carros elétricos a responder às horas dinâmicas e ao tempo de uso”, observou Pasupalati. “Essas medidas de recuperação de desastres ajudarão a economias significativas, incentivando os consumidores a reduzirem picos de cargas”.
Espera-se que o armazenamento de energia se torne componentes-chave de um sistema integrado de gerenciamento de energia até o final de 2030. Outros importantes facilitadores de programas de DR que podem ajudar as concessionárias a descobrir novas oportunidades de receita incluem:
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