Notícias

BlaBlaCar completa 4 anos no Brasil com 30 milhões de caronas oferecidas

Nesta semana a BlaBlaCar, maior plataforma de caronas do mundo, chega ao quarto ano de operação no Brasil comemorando bons resultados. Depois de atingir a marca de 5 milhões de usuários cadastrados, a empresa, que nasceu na França e hoje está presente em 22 países, registra 30 milhões de assentos oferecidos por seus motoristas desde que chegou ao país e 8 milhões de viajantes só em 2019. A meta para o próximo ano é ousada: dobrar o número de caronas, aumentar ainda mais a presença em cidades do interior do país e integrar passagens de ônibus à plataforma em parceria com empresas do setor.

Com atuação em 2.700 cidades brasileiras, – cerca de metade do total de municípios -, a plataforma tem no estado de São Paulo o trajeto com o maior número de viagens, da capital até Campinas. A economia gerada nessa rota em 2019 é suficiente para encher cerca de 12.600 tanques de combustível de um carro popular ou pagar aproximadamente 145 mil pedágios no trecho. Só no estado de São Paulo houve um aumento de 162% no número de caronas em comparação com o mesmo período de 2018.

Atualmente o Brasil é o mercado com crescimento mais rápido da plataforma e o terceiro maior no mundo em termos de volume de viagens. “Quase 60% dos nossos usuários dizem ver amigos e família com mais frequência devido às economias proporcionadas pelas caronas. Em 2020, com uma expansão para cidades cada vez menores – onde as opções de transporte são limitadas – queremos que mais brasileiros fora dos grandes centros possam visitar mais a quem amam”, comenta Ricardo Leite, diretor geral da empresa no Brasil.

“O cenário brasileiro é propício para a expansão das viagens compartilhadas. Além da projeção de dobrar a quantidade de caronas em 2020, em breve traremos parcerias com empresas de ônibus para levar à população mais opções de transportes intermunicipais integrados na plataforma”, comentou o CFO global da BlaBlaCar, Julien Lafouge, em visita ao Brasil para reuniões com parceiros.

Caronas seguem tendência global de economia compartilhada

Além de possibilitar viagens mais econômicas e promover encontros, as caronas também contribuem com o meio ambiente. É lógico e comprovado matematicamente. No início deste ano foi divulgada uma pesquisa realizada em colaboração com o instituto francês Le BIPE, batizada de Zero Empty Seats. O estudo mostra que no ano passado 1,6 milhão de toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera – quantidade equivalente ao volume de CO2 absorvido em um ano por uma floresta do tamanho de 730.000 campos de futebol – graças à eficiência proporcionada pelas caronas compartilhadas.

No Brasil, o número médio de ocupação nos carros é de 1,9. Já com o uso da plataforma, esse número aumenta para 3,9 viajantes por carro. Ou seja, menos carros na rua e menos poluição.

“A tendência global de crescimento da economia compartilhada como forma sustentável de otimizar recursos é evidente nos grandes centros, principalmente em países desenvolvidos. Com a expansão das caronas compartilhadas no Brasil, a eficiência do transporte rodoviário cresce exponencialmente, bem como os inúmeros efeitos positivos para o meio ambiente, para as finanças pessoais e, por consequência, para toda a sociedade”, completa Leite.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 semana ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago