BCG: 70% das empresas têm projetos com IA generativa, mas estão despreparadas

Estudo com áreas de marketing, vendas e serviços aponta que 74% dos líderes esperam que a tecnologia melhore as principais métricas de negócios

Author Photo
10:15 am - 16 de dezembro de 2024
Imagem: Shutterstock

Sete em cada dez executivos (70%) de marketing, vendas e serviços em diferentes setores dizem que suas organizações desenvolveram pelo menos dois casos de uso de IA generativa, e 74% esperam que a tecnologia melhore as principais métricas de negócios, incluindo eficiência operacional e volume de vendas. No entanto, muitos não alcançaram o retorno sobre o investimento (ROI) projetado porque esses casos de uso iniciais são limitados e não exploram o potencial da IA.

É o que revela um estudo do Boston Consulting Group (BCG) revelado recentemente. Foram ouvidos 900 executivos em cargos de gestão de diferentes setores, regiões e que atuam em empresas de variados tamanhos. O estudo se chama A Bold AI Ambition for B2B Marketing, Sales, and Service.

“A maioria das empresas se concentra em implementar a GenAI em tarefas cotidianas, como geração de conteúdo e criação de e-mails. Embora esses esforços possam trazer ganhos de produtividade a curto prazo, eles não são suficientes para transformar de maneira fundamental a jornada do cliente”, diz em comunicado Eduardo Leone, diretor executivo e sócio do BCG.

Ultima semana: Inscreva-se no prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’!

Para liberar esse potencial, diz o BCG, é preciso avaliar os casos de uso sob três ângulos – o que a consultoria chama de Deploy Reshape Invent (Implemente Mude Invente, em tradução livre). O que na prática significa começar implementando a GenAI para tarefas do dia a dia para gerar ganhos rápidos, e depois repensar processos e fluxos de trabalho existentes, integrando a IA para otimizar a eficiência e a eficácia.

Por último, é preciso criar experiências, produtos e modelos de negócios impulsionados pela IA, diz o BCG.

“As empresas que realizam transformações de IA com sucesso colocam 70% do esforço em pessoas e processos, incluindo gestão de mudanças, versus 20% em dados e tecnologia, e 10% em algoritmos. Por isso, os líderes devem definir uma ambição de IA unificada e ousada que force as áreas de marketing, vendas e serviço a reimaginar os principais processos e fluxos de trabalho”, diz Leone.

IA nos negócios

Segundo o estudo, 75% dos líderes de marketing, 70% de vendas e 67% de serviços ao cliente acreditam que as companhias nas quais trabalham estão mal preparadas para adotar soluções de GenAI ou se sentem neutros sobre isso. Isso se deve a desafios como qualidade e conhecimento dos dados, falta de alinhamento, problemas de segurança e privacidade, dificuldade de escalabilidade, e complexidade da integração da IA com sistemas existentes.

Dentre os respondentes, 66% indicam já estarem utilizando a tecnologia para geração de conteúdo de marketing, 50% para criação de e-mails de vendas e 47% para serviços de interfaces de conversação automatizadas ou generativas para interação com clientes.

Cerca de 80% esperam aumentar os investimentos em GenAI nos próximos 12 meses. Dentre os líderes pesquisados, 90% acreditam que, nos próximos três anos, a solução será importante ou fundamental para todos os processos críticos de negócio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.