Banco Votorantim garante eficiência da TI com machine learning

A Yaman, especializada em serviços e soluções de tecnologia, implementou sua nova plataforma de predição com tecnologia cognitiva de Machine Learning (ML), bots e analytics – Predictor – na área de Capacity Planning do Banco Votorantim.

Em pouco mais de 12 meses de funcionamento, a solução aumentou a eficiência da área de capacidade de TI. Apenas em atividades de predição de reclaim de storage, a solução identificou arquivos alocados e o quanto realmente estavam em utilização, regenerando a capacidade de armazenamento dos servidores storage, contribuindo com redução de custos para a instituição.

Sobre a implementação da solução para inteligência operacional de TI, de acordo com o head of IT Infrastructure do Banco Votorantim, Marcelo Maylinch, “a primeira mudança foi trabalhar o planejamento de capacidade de TI como uma das prioridades estratégicas junto aos demais setores de TI da instituição. Para isso, submetemos a área de Capacity Planning à gestão direta da Superintendência de TI”, destaca.

Fim da complexidade

O executivo conta que o processo de planejamento de capacidade demandava vários profissionais alocados para a atividade, o que gerava um tempo maior para obter um posicionamento analítico para melhor tomada de decisões.

“Da forma como a área atuava, havia muita complexidade e levava muito tempo para buscar e analisar a informação, devido aos grandes volumes de dados”, afirma Maylinch. “Considerando o momento em que as empresas vivem o desafio da transformação digital, com a busca de agilidade, melhor performance e eficiência de TI, sentimos a urgência de mudar esse cenário e modelo de trabalho. Para isso, buscamos o konw-how da Yaman e implementamos em parceria a plataforma Predictor para todo o suporte de Capacity Planning”, conta o executivo.

O desafio da Yaman durante processo de implementação foi coletar cerca de três anos de base história, transferir para a plataforma de predição e cruzar os dados, considerando a capacidade da infraestrutura de TI do Banco Votorantim.

“Por meio do ML da plataforma, calibramos o modelo ao nosso negócio e, atualmente, obtemos um posicionamento diário da capacidade de infraestrutura de TI, com visualização online de tudo o que está ocorrendo no ambiente de TI. Com o Predictor, temos a visão da saúde de TI e do negócio em tempo real. Reduzimos esforço com a eliminação do trabalho operacional de forma manual, para podermos nos dedicar a auxiliar o negócio do Banco Votorantim como um todo”, assinala Maylinch.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago