Um grupo de trabalho intergovernamental sobre criptomoedas foi criado pelo Banco Central (BC) em agosto e está trabalhando em um estudo que inclui a possibilidade de criar uma moeda digital própria em 2022. O estudo em está em fase de finalização e deverá ser apresentado até fevereiro deste ano, segundo revela uma reportagem do portal Metrópoles publicada nesta segunda (1).
As informações foram dadas ao portal pelo próprio BC. Roberto Campos Neto, presidente do banco, seria um dos maiores entusiastas da medida. A expectativa é que uma moeda digital brasileira ajudaria na recuperação econômica pós-pandemia aumentando as possibilidades de comércio online – modalidade que sofreu um boom durante os meses de quarentena.
Leia mais: Blockchain e IA já estão maduros para aplicação nos negócios?
Segundo a matéria, brasileiros já comunicaram à Receita Federal transações que totalizam R$ 7,3 bilhões com moedas digitais. Desde 2019 os investidores nessa modalidade financeira são obrigados a prestar informações – até aqui foram 115 mil pessoas físicas e três mil jurídicas.
Outro entusiasta do tema seria o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Os resultados dos estudos do grupo de trabalho são mantidos em segredo, mas o BC diz que não seguirá o mesmo de criptomoedas mais famosas, como bitcoin e o Ethereum, que não são regulados por nenhuma instituição nacional. No caso de uma moeda virtual emitida pelo BC, as regras seriam as mesmas que regulam o dinheiro em papel.
* com informações do portal Metrópoles
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…