A parceria entre academia, empresas e startups tem-se mostrado bem-sucedida em diversos mercados. O Baidu, multinacional de tecnologia com sede na China, está atenta a essa aliança e por isso investirá no Brasil no programa Baidu Acelera, que tem como objetivo de apoiar o crescimento de novos negócios com foco em aplicativos móveis gestados em universidades locais.
Felipe Zmoginski, gerente de marketing do Baidu, explica que desde a compra do Peixe Urbano a empresa busca fortalecer seus negócios móveis, considerando que somente no Brasil o Baidu tem em seu portfólio de app mais de 27 milhões de usuários ativos. Nos 11 países onde atua a companhia tem parceria com startups e a ideia é promover essa cultura também para o Brasil.
“Decidimos criar um programa voltado para jovens talentos por aqui em universidades em São Paulo, identificando projetos com grande potencial de expansão”, relata o executivo. Ele acrescenta dizendo que o Baidu promoverá todo o apoio necessário incluindo organização da contabilidade, marketing e apoio técnico, para que as aceleradas aproveitem a
experiência do Baidu para decolar. “Cada vez mais grandes ideias vão vir de pequenos grupos”, completa.
A primeira edição do Baidu Acelera será realizada em parceria com as universidades paulistas Fiap, Fatec, Insper, Unicamp e USP. Alunos de quaisquer campi e cursos dessas instituições podem submeter projetos de startup digital on-line. A expectativa é de que o Baidu receba cerca de cem projetos.
Os projetos digitais mobile devem ser desenvolvidos por ao menos um aluno dessas universidades e a principal exigência é de que a solução apresentada pelos estudantes possa rodar em dispositivos com sistema operacional Android, presente em 86% dos dispositivos móveis no País.
As inscrições estão abertas até o dia 28 de abril e os dez projetos finalistas participarão de um pitch com diretores do Baidu, representantes de fundos de investimento e executivos de empresas filiadas à Associação Brasileira de O2O (ABO2O) em 18 de maio. Duas das empresas serão selecionadas para seguir com projeto de aceleração nas instalações do Baidu em São Paulo.
Para cada projeto vencedor, o Baidu oferecerá o equivalente a R$ 100 mil em publicidade em sua rede de aplicativos móveis. Em troca, os vencedores devem concordar em ceder até 5% de participação em suas startups ao Baidu Brasil. Segundo Zmoginski, existe a possibilidade de compra de uma das empresas, contudo, ele esclarece que o objetivo principal não é esse e sim acelerar esses negócios e ajudá-los a crescer.
Depois dessa primeira fase, Zmoginski conta que o Baidu vai monitorar o sucesso da iniciativa e buscar aprendizados. Não há uma data para a segunda etapa. No entanto, como há outros polos de tecnologia em diversas cidades do País, a companhia estuda ampliar a iniciativa para outras localidades.