Autopass implanta chatbot e reduz para segundos tempo de espera

Vic possibilitou reduzir o tempo médio de espera para cerca de dez segundos

Author Photo
10:07 am - 10 de setembro de 2018
A Autopass, empresa de tecnologia, soluções e serviços associados à mobilidade urbana, é a empresa que opera uma base de 9 milhões de Cartões BOM emitidos e com mais de 3 milhões de transações por dia operando a bilhetagem eletrônica na Grande São Paulo.
Com um volume mensal de 200 mil atendimentos por voz, URA, e-mail e chat em sua central de relacionamento, a Autopass enfrentava um desafio de reduzir consideravelmente o tempo de espera para seus clientes. A Neobpo, sua parceira no atendimento ao consumidor, analisou o cenário e recomendou a adoção de um chatbot que pudesse atender aos contatos com mais agilidade. Após três meses de operação, a assistente virtual Victoria, ou Vic como é chamada, já possibilitou reduzir o TME (tempo médio de espera) para cerca de dez segundos.
“Estamos vivendo a era digital e investindo em tecnologia associada a serviços. O chatbot vem ao encontro de mais uma forma de lidar com o cliente final. Um de nossos principais desafios é migrar os clientes do atendimento analógico (por voz) para os canais digitais e a experiência com a Neobpo e a Vic tem se mostrado grande aliada de nossa estratégia. Atualmente, 13% do volume mensal de contatos de todo contact center, já migrou para a VIC, e o índice de retenção é de 97%”, afirma Carlos Pegolo, diretor da Autopass.

Grande parte dos contatos feitos ao SAC do cartão BOM é composta por consultas e informações, como, por exemplo, saldo do bilhete, segunda via, solicitações e cancelamentos. Com base nessa análise do volume de atendimento, a Neobpo, em conjunto com a Autopass, definiu uma solução humanizada e customizada, a fim de oferecer aos consumidores mais agilidade no atendimento e, consequentemente, um melhor nível de serviço.

“No caso da Autopass, o chatbot era um caminho natural, devido ao caráter consultivo das interações com os consumidores. É essencial fazer uma análise detalhada sobre os processos dos clientes, seus desafios e oportunidades para, assim, recomendar a adoção das tecnologias digitais mais adequadas e que trarão melhores resultados para o negócio das empresas”, avalia Ricardo Matheus de Alcantara, diretor de Customer Experience na Neobpo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas