Uma série de ciberataque de grandes proporções está tirando o sono de organizações na Europa e nos EUA desde a manhã desta sexta-feira (12/05). O governo espanhol emitiu um alerta informando que um grande número de empresas foram atacadas com um malware do tipo ransomware, que bloqueia o acesso aos dados e exige um valor para resgate. É uma espécie de “sequestro” de dados.
As vítimas incluem a Telefónica, principal empresa de telecomunicações do País, além dos bancos Santander e BBVA.
Os ataques também interromperam serviços prestados por hospitais, departamentos de polícia, sistemas de transporte público e utilities nos EUA e na Europa. Na Grã-Bretanha na sexta-feira, hospitais foram atingidos por ataques em grande escala, informou o jornal britânico The Guardian. No caso, os sistemas de TI de hospitais do National Health Service (NHS – serviço nacional de saúde) receberam mensagens exigindo US$ 300 em bitcoin para devolução de seus dados.
A Telefónica informou em comunicado que detectou um “incidente de segurança cibernética” limitado a alguns dos computadores de seus funcionários em sua rede interna e que não afetou seus clientes ou serviços.
No ataque, uma janela aparece nas telas dos computadores dos funcionários exigindo o pagamento com a moeda virtual bitcoin a fim de obter acesso a arquivos, disse um porta-voz da Telefónica.
“As notícias foram exageradas e nossos colegas estão trabalhando nisso agora”, disse Chema Alonso, chefe de dados da Telefónica, por meio do Twitter.
De acordo com o portal IT Security News, pelo menos 11 países foram afetados nas últimas horas.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…