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Em um pop-up imenso logo na home do site, em letras sobre um fundo amarelo bastante chamativo, um aviso aparece aos clientes: “A CVC Corp informa que foi vítima de um ataque cibernético.” A empresa de viagens e turismo também reitera no comunicado que “ativou todos os protocolos de segurança” e que “está atuando de forma diligente para mitigar os efeitos do ocorrido e preservar a continuidade dos seus negócios”.
O incidente, que afeta a empresa desde o último sábado (2), está sendo informado pela companhia para tentar reduzir a tensão entre clientes e parceiros, principalmente aqueles com viagens marcadas. A empresa admitiu em comunicado à imprensa que se trata de um ataque de ransomware, praga virtual que sequestra dados ou sistemas mediante o pagamento de um resgate.
Mas não revelou qual a extensão do ataque, nem se o resgate foi ou será pago. Os efeitos do incidente ainda estão sendo investigados, diz a empresa, que admite ter ficado com ambientes indisponíveis, parte deles no entanto “já restabelecidos”.
A empresa disse que o embarque de clientes com viagens marcadas e reservas confirmadas não foram impactadas. No entanto aqueles que tiverem problemas não podem contar com a central de atendimento, que está “temporariamente indisponível”, conforme a própria empresa.
“A CVC Corp lamenta o ocorrido e em nome da transparência com clientes, colaboradores, parceiros, franqueados, agentes de viagens e com o mercado manterá comunicações subsequentes assim que mais informações forem apuradas”, diz o comunicado garrafal em amarelo.
Ataques de ransomware parecem ter realmente vindo para ficar. Um estudo da Infoblox divulgado recentemente mostra um aumento de 92% no número de ataques desse tipo no Brasil em 2021, com perdas globais chegando a US$ 20 bilhões.
Entre as vítimas recentes e notórias estão a varejista Renner, a rede de medicina diagnóstica Fleury e, no setor público, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Mas esses são só alguns entre muitos exemplos.
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