Notícias

As 7 armadilhas de aceitar uma contraproposta salarial

Ao receber a notícia de que um funcionário recebeu uma nova proposta de emprego, não é incomum que o empregador faça uma contraproposta com uma oferta de aumento salarial para garantir a sua permanência. Mas o que fazer nesses casos?

Segundo um levantamento da empresa especializada em recrutamento Robert Half, executivos que aceitaram uma contraproposta salarial dos empregadores acabaram se desligando da empresa seis meses depois – demitidos ou por vontade própria.

Em um novo artigo sobre o assunto, a Robert Half destaca justamente quais as principais armadilhas da contraproposta e o que o profissional deve levar em conta antes de tomar uma decisão em um caso deste tipo. Confira abaixo!

1- É uma ferramenta emergencial – Alguns empregadores ficam em dúvida quanto ao real comprometimento do empregador com a organização e usam a contraproposta como uma forma para ganhar tempo e segurar o profissional apenas enquanto buscam outra pessoa para a função.

2-É possível que você volte a ter insatisfações – Em geral, ao pedir demissão, o profissional possui insatisfações com a companhia que vão além da financeira, como relacionamento com a equipe, clima organizacional, modelo de trabalho, localização da empresa, entre outras. Pode ser que, momentaneamente, o aumento satisfaça, mas, com o passar do tempo, a remuneração maior não amenize as demais insatisfações.

3-Você se tornará caro para o mercado – A tendência é que o salário de uma pessoa que aceitou uma contraproposta fique acima da média do mercado. Ou seja, você terá dificuldades para se movimentar no mercado no futuro.

4-Novos aumentos demorarão a chegar – Ao aceitar uma contraproposta tenha em mente que ficará um bom tempo sem aumento, já que recebeu uma elevação salarial que não estava no planejamento da companhia.

5-Na necessidade de cortes, seu nome poderá estar na lista – Após aceitar uma contraproposta, pode acontecer de o seu empregador ficar em dúvida sobre a lealdade com relação à companhia e, dentro desse contexto, considerar você na lista de profissionais a serem demitidos, caso haja necessidade.

6-Dificilmente a empresa voltará a te valorizar – Se o benefício financeiro veio apenas porque você manifestou desejo de ir para o mercado, é possível que não seja da cultura da empresa investir em ações de retenção de talentos. É muito gratificante trabalhar em uma empresa que valoriza o colaborador enquanto ele está na função e não apenas quando ele pede demissão.

7-Sua reputação tende a ficar manchada – Não importa o que o atual empregador diga para você no momento da contraproposta, a sua imagem sempre será associada à de alguém que pode pedir demissão a qualquer momento. Com relação ao recrutador que recebeu a recusa, ele tende a avaliar você como um profissional motivado apenas por remuneração, sem valorizar plano de carreira, oportunidades de crescimento.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago