A Apple anunciou que vai direcionar US$ 2 bilhões para construir dois data centers totalmente verdes na Europa. Os espaços, que usarão energia eólica e outras fontes de combustível verde, ficarão localizados em Athenry, na Irlanda, e em Viborg, na Dinamarca.
A Apple disse que eles vão suportar serviços como aplicativos na App Store, Siri e iMessage. Ambos os locais serão projetados para ter o “menor impacto ambiental” entre seus data centers.
O CEO da Apple, Tim Cook, disse que os data centers deverão entrar em operação em 2017 e vão contar com 166 mil metros quadrados cada, criando ‘centenas’ de novos postos de trabalho locais.
Atualmente, a Apple emprega diretamente 18,3 mil funcionários em 19 países na Europa, e “apoia cerca de 672 mil postos de trabalho europeus, incluindo 530 mil postos de trabalho diretamente relacionados com o desenvolvimento de aplicativos iOS”.
Os data centers na Irlanda e Dinamarca terão instalações consideradas ‘estado da arte’. Em Athenry, a Apple diz que vai construir o data center em um terreno que tinha sido usado para silvicultura comercial e cultivo de árvores não nativas.
Na Dinamarca, o centro será construído ao lado de uma das maiores subestações elétricas do país, diz a empresa. Isso significa que não haverá necessidade de construir geradores adicionais. E a Apple diz que vai usar o calor gerado a partir de sua instalação para fornecer calor para as casas locais.
“Acreditamos que inovar é deixar o mundo melhor do que o encontramos, e que o tempo para combater as alterações climáticas é agora”, afirma Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais da Apple, em comunicado.