A Apple está disposta a começar a fabricar iPhones na Índia, mas quer uma grande ajuda do governo de Narendra Modi. Segundo informações da Bloomberg, a empresa com sede em Cupertino, na Califórnia (EUA), deverá se reunir com autoridades em Nova Deli na próxima semana para discutir perspectivas para a criação de instalações de produção no país este ano.
Funcionários da Apple e da Índia se reuniram várias vezes, mas o encontro da próxima semana será crucial. Se o governo ceder às demandas da Apple, pode ter de oferecer incentivos similares a de outras marcas globais, como Samsung e Xiaomi.
Para uma possível concretização de seu plano, a Apple está pedindo uma longa lista de concessões financeiras. Entre os pedidos, a empresa busca um período de isenção fiscal de 15 anos sobre as importações de componentes e equipamentos, de acordo com uma pessoa com conhecimento direto do assunto. “Gostaríamos que a Apple criasse uma base na Índia”, disse Ravi Shankar Prasad, ministro de tecnologia da informação do país, sem revelar os termos da negociação.
A Apple quer impulsionar os negócios na Índia, já que o país, com população de 1,3 bilhão, se torna o mercado de smartphones de mais rápido crescimento do mundo. Além disso, as vendas se estabilizaram nos EUA e na China. O CEO da Apple, Tim Cook, visitou o país pela primeira vez em maio, quando buscou a aprovação do governo para a Apple abrir lojas próprias por lá. A Índia insiste que a Apple, como qualquer varejista, fornece 30% de seus componentes localmente, embora o país esteja relaxando essas regras para que empresas de tecnologia possam contar com lojas locais por três anos antes de atender a essa exigência.
Apesar de seu sucesso global, a Apple é um player menor na Índia, em grande parte porque seus telefones são muito caros para os consumidores locais. A Apple detém cerca de 2% do mercado em um país onde cerca de 500 milhões de smartphones são esperados para ser vendido nos próximos anos.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…