Apple estaria pronta para produzir iPhones na Índia

Author Photo
3:40 pm - 20 de janeiro de 2017

A Apple está disposta a começar a fabricar iPhones na Índia, mas quer uma grande ajuda do governo de Narendra Modi. Segundo informações da Bloomberg, a empresa com sede em Cupertino, na Califórnia (EUA), deverá se reunir com autoridades em Nova Deli na próxima semana para discutir perspectivas para a criação de instalações de produção no país este ano.

Funcionários da Apple e da Índia se reuniram várias vezes, mas o encontro da próxima semana será crucial. Se o governo ceder às demandas da Apple, pode ter de oferecer incentivos similares a de outras marcas globais, como Samsung e Xiaomi.

Para uma possível concretização de seu plano, a Apple está pedindo uma longa lista de concessões financeiras. Entre os pedidos, a empresa busca um período de isenção fiscal de 15 anos sobre as importações de componentes e equipamentos, de acordo com uma pessoa com conhecimento direto do assunto. “Gostaríamos que a Apple criasse uma base na Índia”, disse Ravi Shankar Prasad, ministro de tecnologia da informação do país, sem revelar os termos da negociação.

A Apple quer impulsionar os negócios na Índia, já que o país, com população de 1,3 bilhão, se torna o mercado de smartphones de mais rápido crescimento do mundo. Além disso, as vendas se estabilizaram nos EUA e na China. O CEO da Apple, Tim Cook, visitou o país pela primeira vez em maio, quando buscou a aprovação do governo para a Apple abrir lojas próprias por lá. A Índia insiste que a Apple, como qualquer varejista, fornece 30% de seus componentes localmente, embora o país esteja relaxando essas regras para que empresas de tecnologia possam contar com lojas locais por três anos antes de atender a essa exigência.

Apesar de seu sucesso global, a Apple é um player menor na Índia, em grande parte porque seus telefones são muito caros para os consumidores locais. A Apple detém cerca de 2% do mercado em um país onde cerca de 500 milhões de smartphones são esperados para ser vendido nos próximos anos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.