A Apple está sendo processada por supostamente violar três patentes ao utilizar os recursos 3D Touch e o Force Touch em seus iPhones. A reclamação foi registrada por uma empresa californiana chamada Immersion, dona das patentes.
A companhia de Cupertino apresentou os novos recursos em setembro do ano passado, durante o evento anual da empresa. O 3D Touch, por exemplo, permite que o usuário pressione levemente a tela para abrir um menu de atalho e facilitar a navegação pelo smartphone.
De acordo com o Immersion, a Apple teria infringido três patentes da empresa. A primeira é chamada de “sistema de feedback para toque com efeitos”, descrita como um software que exibe previews após um leve pressionar da tela e realiza ações com um toque firme – soou familiar?
A segunda patente é referente ao “método e dispositivo que proporcionam sensações táteis” – o que basicamente significa que o smartphone irá reagir a um toque com vibrações. A Immersion afirma que os iPhones fazem isso quando a tela é pressionada.
A terceira e última patente é referente ao “modelo de interatividade para feedback compartilhado em dispositivos móveis”.
A Immersion solicitou que a Apple pagasse pelos danos e também entrou com uma queixa junto à Comissão de Comércio Internacional (ITC) solicitando uma liminar de vendas para os dispositivos em questão nos EUA.
A Apple ainda não se pronunciou sobre o caso.