Apple e Foxconn confirmam violação de lei trabalhista em fábrica na China

Companhia utilizou muitas equipes temporárias na maior fábrica de iPhone do mundo

Author Photo
9:00 am - 10 de setembro de 2019

A Apple e a Foxconn confirmaram, nessa segunda-feira (9), a violação de uma lei trabalhista chinesa ao utilizar muitas equipes temporárias na maior fábrica de iPhone do mundo. De acordo com informações da Bloomberg, o reconhecimento foi feito após a divulgação de um relatório publicado pelo China Labor Watch (CLW), grupo de defesa sem fins lucrativos que investiga as condições nas fábricas chinesas.

Segundo o CLW, os relatórios mostraram que no mês de agosto os funcionários temporários representavam cerca de 50% da força de trabalho na fábrica de Foxeng em Zhengzhou, na China. A lei trabalhista, no entanto, estipula um máximo de 10%.

Após a denúncia, a Apple afirmou ter descoberto que a porcentagem de trabalhadores excedeu o seu padrão e que está “trabalhando em estreita colaboração com a Foxconn para resolver esse problema”. O Foxconn Technology Group também confirmou a violação após uma revisão operacional.

Há anos a Apple vem enfrentado críticas pelos seus padrões trabalhistas, o que fez com que a gigante da tecnologia começasse a pressionar seus parceiros de produção para melhorar as condições dos funcionários. Apesar disso, a demanda é grande, o que faz com que haja a contratação de dezenas de milhares de colaboradores temporários para aumentar a produção de iPhones em épocas de maior consumo.

Depois de reconhecer a falha, em comunicado a Apple declarou que todos os trabalhadores devem ser tratados com dignidade e respeito. “Para garantir que nossos altos padrões sejam respeitados, temos sistemas de gerenciamento robustos em vigor, começando com treinamento no local de trabalho, entrevistas com trabalhadores, canais de reclamações anônimas e auditorias em andamento.”

Na mesma linha, a Foxconn declarou que a situação será monitorada. “Não hesitaremos em tomar medidas adicionais que possam ser necessárias para atender aos altos padrões que estabelecemos para nossas operações.”

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.