Após término da franquia, empresas estão impedidas de reduzir velocidade da internet fixa, determina Anatel

Author Photo
11:42 am - 18 de abril de 2016
As empresas que prestam serviço de banda larga fixa não poderão reduzir a velocidade da internet ao término da franquia. Isso foi determinado nesta segunda-feira, 18, pela Anatel e a cautelar foi publicada no Diário Oficial da União.
As operadoras tampouco podem suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente até que sejam disponibilizadas aos assinantes ferramentas que permitam acompanhamento do consumo, de acordo com a Agência – mesmo que tais ações estejam previstas no contrato de adesão ou no plano de serviços.
Essas ferramentas podem englobar histórico detalhado de uso e notificações informando quando o limite estiver próximo de ser atingido, por exemplo. Vale ressaltar que o bloqueio é válido apenas até que essas ferramentas estejam disponíveis.
As restrições não podem ser aplicadas pelos próximos 90 dias ou as empresas poderão ser multadas em R$ 150 mil por dia, até o limite de R$ 10 milhões pelo não cumprimento da ordem.
Até o momento, a medida foi enviada às empresas Algar, Oi, Cabo Telecom, Claro, NET, Sky, Vivo, Sercomtel e TIM. As mudanças também podem ser aplicadas a contratos antigos, desde que os usuários sejam informados claramente sobre tal movimento com 30 dias de antecedência.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.