A repercussão de uma entrevista da cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, que disse que a empresa fecharia as portas caso o Banco Central confirmasse uma mudança no prazo de pagamento das vendas aos lojistas, pegou diversos usuários de surpresa. Mas os clientes podem ficar mais tranquilos, pois a companhia garante que vai continuar as atividades.
De acordo com o Nubank, a mudança do prazo de 30 para dois dias “quebraria” a empresa e outras fintechs, pois não teriam dinheiro em caixa – diferentemente de grandes bancos.
Em nota divulgada nesta terça-feira (20/12), o Nubank reiterou que o assunto é sério e que realmente a mudança colocaria em risco o modelo de negócio, que é baseado em “sermos altamente eficientes para não termos que cobrar tarifas ou juros absurdos”. A empresa afirmou também que entende a situação dos lojistas diante do cenário do país, mas que “seria ingênuo imaginar que o custo desse capital não seria facilmente repassado para os próprios lojistas e consumidores através do aumento de outras tarifas e juros”.
O Nubank diz que chega a ser irônico que uma medida com o objetivo de estimular a economia e beneficiar a sociedade possa ter o efeito oposto: o de colocar em risco a concorrência. “Temos convicção de que a livre concorrência é a única fonte sustentável de mudanças para atacar as distorções desse mercado: mais competidores no mercado trazem mais alternativas de melhor qualidade e menor custo para consumidores e lojistas.”
A companhia comemorou que o Banco central mostrou que não haverá nenhuma mudança abrupta ou unilateral nas regras de pagamento. “Com essa demonstração de que os nossos reguladores, que têm um papel tão importante para o funcionamento do nosso setor, estão comprometidos com o melhor para a economia e o país, podemos afirmar: o Nubank continua, e veio pra ficar.”
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…