Após o escândalo de uso indevido de dados dos usuários do Facebook pela Cambridge Analytica, a preocupação com vazamentos e a privacidade das informações aumentou. No entanto, restando poucos dias para o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) entrar em vigor, 93% dos entrevistados de uma recente pesquisa realizada pela SAS dizem que ainda não estão totalmente adaptados às novas normas para a União Européia.
Menos da metade (46%) das organizações globais ouvidas acreditam que estarão em conformidade quando o GDPR entrar em vigor, o que ocorre no próximo dia 25 de maio. Entre as empresas norte-americanas consultadas, apenas 30% esperam cumprir o prazo. A União Europeia está um pouco mais preparada, com 53% das organizações confiantes de que cumprirão o prazo e farão todos os ajustes necessários. Enquanto isso, usuários recebem toneladas de e-mails informando sobre mudanças nos termos de uso.
O GDPR concede maiores direitos de privacidade sobre os dados pessoais de cidadãos da União Europeia. Qualquer organização que esteja armazenando ou processando tais informações pode ter obrigações de conformidade com o GDPR, mesmo que a organização não esteja situada em países da Europa, mas opere com dados de usuários europeus.
Em fevereiro, a SAS realizou uma pesquisa global com 183 executivos, de diversas indústrias, que devem ser impactadas pelas novas normas. A pesquisa destaca os maiores desafios e oportunidades que as organizações enfrentam com a nova regulamentação.
“A demanda por privacidade de dados é crescente. Queremos garantir que as organizações estejam prontas para ajudar seus clientes a entender como os dados estão sendo usados”, diz Cristiano Duarte, gerente de Data Management e Inovação do SAS América Latina.
O executivo afirma, ainda, que para fazer isso, as empresas precisam envolver todos os atores de suas operações de negócios no caminho para a conformidade com a regulamentação. Deixar a responsabilidade só para a área de TI é a receita para o fracasso.
Embora a pesquisa mostre que a maioria das organizações ainda não está pronta para o prazo que se aproxima, elas estão trabalhando para se tornar compatíveis (93% têm um plano em vigor ou esperam ter um). E a maioria dos entrevistados prevê benefícios para suas organizações que resultarão de esforços para se tornarem compatíveis com o GDPR.
“As organizações que cumprirem o GDPR terão um gerenciamento de dados muito mais forte, o que leva ao aumento da produtividade e a um melhor entendimento e maior capacidade para atender seus clientes”, explica.
De fato, 84% disseram esperar que o GDPR melhore sua governança de dados, enquanto que 68% também antecipam que aumentará a confiança entre eles e seus clientes.
A pesquisa também revela que:
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