A Oi informa que está concluindo uma das últimas etapas da implantação de 490 quilômetros finais de uma rede cabo de fibra óptica entre as cidades de Alta Floresta e Juína na região norte do Mato Grosso.
Como parte do projeto, 17 profissionais da Oi (entre supervisores, engenheiros e técnicos mergulhadores) instalaram sob o leito do Rio Juruena, situado a 800 KM de Cuiabá, 1,3 mil metros de fibra óptica subaquática para interligar essa rede que vai atender aos diversos municípios da região centro-oeste do estado.
A conclusão desse trecho de 490 quilômetros completa um anel óptico com total de 2,6 mil Km, que deverá entrar em operação no primeiro trimestre de 2016. O anel óptico vai beneficiar direta e indiretamente 39 municípios que estão na rota da rede, alcançando, aproximadamente mais de 800 mil habitantes dessas cidades, cerca de 25 % da população do Mato Grosso.
Os investimentos realizados no anel de 2,6 mil Km de rede de fibra óptica vão beneficiar, diretamente, as 15 cidades que estão na rota do anel, além de mais 24 cidades que estão ligadas ao anel e também são beneficiadas pela proteção da rede.
Além da parte física de construção óptica, o projeto inclui a instalação de equipamentos Dense Wavelength Division Multiplexing – Multiplexação por comprimento de Onda (DWDM) de grande capacidade, que irá possibilitar a ampliação de internet banda larga em regiões que hoje são atendidas por sistemas rádio.
O projeto de construção dessa fase complementar do anel óptico ligando Juína a Alta Floresta começou a ser desenvolvido no final do ano passado e recebeu uma dotação de investimento suplementar para 2015. Além dos investimentos anuais que a Oi faz no estado (de janeiro a setembro já somam R$ 55 milhões), a empresa está desenvolvendo esse projeto para melhorar o tráfego de telecomunicações por todo o estado, aumentando a proteção da rede nos casos de eventos recorrentes de danos causados por terceiros.