Android Pay chega para mais de 100 milhões de usuários no país

O Google anunciou nesta terça-feira, 14 de novembro, a chegada ao Brasil do Android Pay, seu sistema de pagamento que permite comprar por meio de um smartphone Android. O país é o 17º a receber o serviço que foi lançado em 2015 nos Estados Unidos e o 1º da América Latina.

A primeira onda de implementação do sistema contempla os serviços de 23 parceiros, dentre eles emissores de cartões, varejistas e fabricantes de celular: Visa, Banco do Brasil, Neon, LG, Motorola, Hering, Drogasil, Carrefour, entre outros estabelecimentos. Segundo o Google, Mastercard e Bradesco Cartões serão os próximos a aderirem o serviço em breve.

Para Rogério Panca, diretor de meios de pagamento do Banco do Brasil, o Android Pay chega para fortalecer o ecossistema de meios de pagamento no Brasil. “Estamos muito satisfeitos em poder prover o novo serviço aos 65 milhões de clientes dos cartões Ourocard”, declarou.

De acordo com Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, mais de 100 milhões de brasileiros terão acesso ao Android Pay, do total de 2 bilhões de usuários Android ativos no mundo. “Estamos investindo em uma série de produtos de inclusão digital em serviços financeiros no Brasil e o Android Pay é a nossa principal aposta em oferecer transações mais seguras em smartphones Android”, comentou o executivo.

Sobre o modelo de negócio do novo serviço, Alessandro Germano, diretor de parcerias estratégicas do Google, acrescentou que o foco é em um modelo de fortalecimento da base Android no país e não necessariamente em gerar uma nova fonte de receita ao Google.

Como funciona

O Android Pay é compatível com smartphones que possuam sistema operacional Android KitKat a partir da versão 4.4. Após baixar e instalar o app, basta adicionar os dados dos cartões de crédito ou débito dos bancos e operadoras parceiras no Android Pay.

Para realizar o pagamento de uma compra com Android Pay, só é preciso encostar o smartphone com tecnologia NFC em um ponto de venda que suporte essa tecnologia. Então, o caixa irá selecionar o tipo de pagamento (débito ou crédito) e inserir o valor da compra no terminal. Ao término, o cliente deve desbloquear e segurar seu dispositivo próximo à máquina e aguardar a mensagem de compra autorizada.

 

Crédito: Paulo Liebert / Google


De acordo com Germano, a segurança das transações realizadas pelo Android Pay são garantidas pela tokenização. “O aplicativo cria um número virtual diferente do cartão de crédito do usuário, evitando clonagens e roubo de dados durante os pagamentos”, enfatizou, acrescentando que o app também permite ao usuário acompanhar os pagamentos e bloquear o seu dispositivo em caso de perda ou roubo.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago