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Análise de linguagem com big data auxilia tomada de decisões das empresas

Para profissionais que lidam todos os dias essencialmente com números, falar em linguagem ou padrões semânticos que auxiliem a tomada de decisões estratégicas pode ser algo novo. Embora a semântica faça parte dos estudos tradicionais de linguística, aliar o significado das palavras e sua intenção com um grande volume de dados extraídos – o famoso big data – pode representar vantagem competitiva para os negócios, desde que a tática seja bem executada.

Já é possível aproveitar ao máximo os dados gerados por meio de uma análise de palavras e padrões de linguagem para orientar decisões relacionadas aos chamados de clientes, por exemplo. Imagine que uma empresa receba uma demanda de 100 chamados por hora e tenha uma equipe reduzida para cuidar de todas as tratativas. Investir na automação de análises semânticas poderia resultar em um ganho significativo de performance e produtividade.

A semântica deve ser compreendida como a arte de entender além do que pode ser visto. Pode ser usada para descobrir uma estrutura e/ou um significado a partir de um conjunto de dados. A ideia por trás desse tipo de análise é usar a semântica para identificar intenções, causas e efeitos ocultos dentro dos dados disponíveis.

Com o uso da semântica em um ambiente de big data, podemos efetivamente extrair valor desses dados, criando modelos de pesquisa sustentáveis, oferecendo uma base sólida para implantar técnicas de aprendizado ou qualquer coisa entre eles. Parece complexo, mas na realidade a análise de linguagem representa apenas uma das muitas possibilidades que existem de explorar bancos de dados, sejam eles quais forem. Essa mesma equipe que recebe 100 chamados por hora poderia dobrar o atendimento com a utilização de ferramentas atreladas às análises de palavras, suportadas por um bom trabalho de engenharia de dados.

As possibilidades são muitas e para todas as áreas da companhia podem direcionar ações táticas que levem o negócio a atingir de forma mais eficaz sua estratégia, seja no desdobramento em ações de desenvolvimento de produtos, marketing, venda, suporte ao cliente, entre outros. E já que os dados são considerados o futuro da era digital, a análise semântica já se prova tão valiosa quanto no que diz respeito às implementações de estratégias pensadas a partir do cruzamento de informações.

*Ranthelly Albuquerque é Marketing Response representative da Mandic Cloud Solutions

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