Notícias

Amazon é a varejista com maior maturidade digital no Brasil

Apesar de ainda estar em processo de expansão no Brasil, a companhia americana de e-commerce Amazon já conseguiu se consolidar como a empresa com maior maturidade digital dentro do setor varejista, segundo análise divulgada pela consultoria E-Consulting. 

A percepção faz parte de um estudo chamado A Transformação Digital no Brasil 2019, levantamento que mensurou o ritmo da maturidade digital de mais de 50 marcas que atuam em diversos nichos do varejo, como supermercados, drogarias, turismo, entretenimento, dentre outros serviços.  

Segundo resultados divulgados pela consultoria, a empresa fundada por Jeff Bezos foi considerada a empresa com iniciativas digitais mais maduras, com nota 8,14, numa escala de 0 a 10, após entrevistas realizadas com 847 lideranças, entre CEOS, CMO’s e CIO’s.  

Para chegar ao resultado final, foram avaliados atributos como: ofertas digitalmente nativas, ações estratégicas inovadoras, jeitos de trabalhar, multicanais próprios, posicionamento e cultura digital. 

Dentre as razões para empresa de Seattle ser a mais lembrada pela maioria dos executivos foi a evolução da marca quando se pensa em transformação digital nos negócios.

Uma das primeiras a popularizar o conceito no mundo, quando começou a vender livros na internet, a Amazon ampliou o seu portfólio e suas fontes de receita a partir de uma linha de atuação baseada na inovação e transformação digital. 

“Tudo que é produzido pela Amazon denota inovação atrelada à faturamento, seja com publicidade, passando por streaming de vídeo, até rede de supermercados. A transformação digital é tangível e vista sob os olhos de todos mesmo para aqueles que não consomem os seus produtos”, completa Daniel Domeneghetti, coordenador do estudo e CEO da E-Consulting. 

O Magazine Luiza ficou na segunda posição, garantindo 8,12 pontos. O McDonald’s, o Mercado Livre e a Starbucks completam as cinco primeiras colocações do ranking.  

Confira a lista com as empresas que assumiram as primeiras colocações do ranking:

  • Amazon: 8,14
  • Magazine Luiza: 8,12
  • McDonald’s: 7,92
  • Mercado Livre: 7,91
  • Starbucks: 7,87
  • Reserva: 7,82
  • Localiza: 7,81
  • CVC: 7,76
  • Cacau Show: 7,72
  • Netshoes: 7,67
  • Carrefour: 7,59
  • Raia/Drogasil: 7,55
  • Walmart: 7,51
  • Pão de Açúcar: 7,03
  • DPSP: 6,96

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago