Alta tecnologia pode reparar dentes com cáries

Author Photo
10:21 am - 21 de julho de 2016

Um novo biomaterial sintético poderia mudar a maneira que dentistas tratam cavidades no futuro. Desenvolvido pela Universidade de Nottingham e pelo Instituto Wyss da Universidade de Harvard, o novo material estimula a reparação e a regeneração de partes dos dentes.

Dentes têm uma camada de esmalte na parte externa. Abaixo disso, há um tecido chamado dentina e abaixo encontra-se a polpa, onde todos os nervos e vasos sanguíneos vivem. O material atualmente utilizado para rechear dentes é incompatível com a polpa.

Assim, o tratamento atual para a cárie dentária perfura a decadência e instala um enchimento no local. Quando o tratamento falha, os pacientes muitas vezes precisam se submeter a um tratamento de canal para remover polpa do dente.

Os novos biomateriais desenvolvidos pelos pesquisadores podem realmente estimular as células-tronco do dente. Isso significa que o dentista poderia essencialmente regredir a polpa e a dentina de um dente danificado, tornando restaurações obsoletas.

A pesquisa conquistou o segundo lugar na categoria de materiais da Royal Society of Chemistry's Emerging Technologies Competition 2016. Mas como todos os bons avanços científicos, pode ser que ele leve algum tempo até que chegue aos consultórios do seu dentista. Mas que a notícia é a animadora, é.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.