O grupo Algar, composto por nove companhias de diferentes setores, integrou e padronizou as tecnologias utilizadas pelas empresas com a suíte de softwares em nuvem da Microsoft, o Office 365. As implementações, que proporcionaram mais sinergia e interação entre os 24 mil funcionários, foram realizadas pela Brasoftware.
O projeto começou em agosto de 2013 e levou 10 meses para ser concluído. Para isso, estavam envolvidos na implementação 35 profissionais da Brasoftware e outros 80 da Algar. Também contribuíram com o processo as integradoras Zillion Tecnologia e a WebCarioca. As melhorias trazidas pelo processo englobam as áreas de comunicação interna e externa do grupo, além de potencializar o trabalho do departamento de marketing.
No total, mais de 12 mil contas de e-mail foram registradas para o Office 365 Enterprise e dez portais intranet de colaboração foram criados, permitindo que todos os funcionários da empresa tenham acesso aos conteúdos da empresa. Como a solução é em nuvem, a empresa obteve maior escalabilidade e mais facilidade no gerenciamento, tornando a operação menos onerosa.
A mudança foi motivada pela falta de padronização que afetava a empresa antes da implantação do projeto. Antes, o grupo atuava em um ambiente híbrido, onde cada empresa era independente para escolher sua tecnologia de e-mail, mensagens e intranet, de forma que o fluxo de comunicação acabava prejudicado. Além disto, os custos com aquisição de licenças de software, hardware, infraestrutura também acabavam sendo mais elevados.
A decisão de migrar a ferramenta de colaboração e intranet para o Office 365 foi composta pelo Comitê Corporativo de Tecnologia, pela Vice Presidência Corporativa de Marketing e Sustentabilidade do Grupo e pelo Centro de Soluções Corporativas (CSC). Esse último foi responsável junto à Brasoftware pela execução do projeto e atuou como interlocutor da solução no grupo para a atualização dos usuários sobre as mudanças e para que os associados pudessem usufruir desse ambiente padronizado.