Alerta: para professor da FGV, bitcoins podem ser a próxima bolha da web

O professor e coordenador do MBA em Marketing Digital da FGV, André Miceli, aconselha os novos investidores a avaliar bem os riscos antes de decidir aplicar o dinheiro em criptomoedas. De acordo com ele, há possibilidade de formação de bolhas.

“Hoje, a garimpagem das criptomoedas bitcoin está consumindo mais eletricidade do que alguns países da Europa. Em 2020, pode ser o equivalente ao que o nosso planeta todo consumiu neste ano. Outro problema é o tempo de transação. Geralmente leva-se dez minutos. Isso inviabiliza um processo de pagamento de curto prazo”, destaca André Miceli.

O professor da FGV diz que a ascensão de outras moedas digitais com fins específicos deve se acelerar. Segundo Miceli, elas vão “encontrar os seus caminhos” no mercado e suas precificações.

“O bitcoin, junto as outras duas mais famosas, a Litecon e a Ethereum, está muito valorizada. Aliado a isso, a ressalva dos bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil vão fazer com que as Bitcoins desvalorizem ou diminuam muito o seu ritmo de crescimento”, ressalta.

Miceli ressalta, no entanto, que pode ser um bom negócio entrar no mercado de moedas digitais. Ele, porém, lembra que o investidor tem que saber que é um negócio especulativo. “O valor do bitcoin é aquilo que as pessoas acreditam que vale, mais ou menos como eram com as Tulipas, que resultaram na primeira grande bolha.

Além disso, muitas pessoas, que não entendem nada do assunto, estão investindo. Lembro que, para alguns ganharem, outros têm que perder. Assim é o mercado”, alerta o professor da FGV.

“Historicamente, moedas não são ativos com grande retorno sobre investimento. Não faz sentido que seja diferente dessa vez. Quem for comprar, tem que comprar para fazer uma transação ou armazenar dinheiro. É como comprar euro ou dólar”, completa Miceli.

Armazenamento

Para os investidores novatos, Miceli sugere atenção ao armazenar o dinheiro on-line. O professor recomenda procurar corretoras confiáveis e buscar o histórico delas no mercado. “Use sistemas seguros. Cuidado ao deixar os valores no seu computador. Ele pode deixar de funcionar, ser hackeado ou até mesmo apagar o arquivo. Assim você perde tudo. Procure as carteiras bitcoin. As carteiras vêm em diferentes plataformas e apresentam características distintas”, explica.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago