Nesta quarta-feira (5/8), a Alcatel-Lucent Enterprise apresentou oficialmente a unidade de negócios e portfólio de soluções com foco no setor hoteleiro, viagens e lazer para o Brasil. Em junho deste ano, a companhia francesa havia anunciado a criação de uma divisão global da empresa voltada a esse segmento.
Durante o evento Hospitality Experience 2015, que aconteceu no Hotel Radisson, em São Paulo, Rodrigo Pivetti, desenvolvedor de vendas e comunicações na Alcatel-Lucent Enterprise Brasil, afirmou que o objetivo dessa nova divisão é “ter uma solução adaptada para cada tipo de empreendimento, levando em conta tecnologia, funcionalidade, facilidade e preço, do básico ao alto nível de sofisticação”.
Para isso, a companhia tem como foco três pilares principais de estratégia para esse ano: “o primeiro é a consolidação da nova companhia [Alcatel-Lucent Enterprise] no Brasil, também queremos focar nas nossas principais verticais de atuação como hospitality, saúde, varejo e governo e, por fim, trazer novas propostas de modelo de mercado”, disse Nuno Ribas, country manager da empresa para o Brasil, em entrevista ao IT Forum 365. “Tecnologicamente já estamos preparados, mas agora precisamos entender como o mercado brasileiro vai aceitar as nossas propostas de modelo de negócios e esse é o nosso grande desafio.”
Como parte da estratégia global, a empresa pretende se tornar um dos três principais players do setor hoteleiro dentro dos próximos três anos.
Vale lembrar que as ofertas da Alcatel-Lucent para o segmento de hospedagem e lazer são entregues cem porcento por meio de canais.
Novidades
O portfólio de soluções da Alcatel-Lucent Enterprise para hotelaria trabalha em três áreas principais: soluções para criar uma experiência simplificada para o hóspede, reduzir custos de infraestrutura e melhorar as operações dos hotéis.
Algumas das soluções principais apresentadas pela companhia foram o Smart Guest Application Suite, que permite ao hóspede realizar todo tipo de tarefa por meio do telefone do quarto – seja apagar ou acender a luz, ligar ou desligar o ar-condicionado, ou mesmo agendar tarefas básicas como programar o despertador e o não perturbe. “Dependendo da necessidade do empreendimento, outras funções também podem ser agregadas, como informações sobre o hotel e até mesmo previsão do tempo”, explicou Pivetti.
O software é integrado ao telefone e conectado a uma central de automação que recebe o comando enviado no quarto e o reproduz. O telefone possui conexão IP e também é bluetooth, com alcance suficiente para funcionar em qualquer posição do recinto.
Também traz uma interface amigável que contribui para a simplicidade da experiência e personalização. “É possível customizar a interface e incluir as funcionalidades que desejar”, concluiu.
Outra solução apresentada pela companhia foi o Mobile Guest Softphone, uma aplicação que permite ao hóspede utilizar os seu próprio dispositivo para acessar serviços do hotel, não importando o local que esteja – basta apenas ter uma conexão com a internet. Segundo Pivetti, o app se autoconfigura, fazendo a ligação com o quarto do hóspede e, inclusive, adquirindo o idioma do usuário. “A ideia é aproximar mais aquele hóspede mais familiarizado com smartphones e mais conectado com o hotel”, disse.
Ainda fazem parte do portfólio soluções de comunicações e de redes adaptadas para hotelaria que podem ser entregues pela nuvem ou nas instalações do próprio cliente.
A empresa destaca que as soluções apresentadas já estão sendo utilizadas em empreendimentos de alto padrão em seis regiões do mundo: Europa, Oriente Médio, Índia, Hong Kong, Estados Unidos e Panamá.