Alcatel-Lucent aposta no mundo híbrido e mantém força dos canais

A ALE, que atua sob o nome de Alcatel-Lucent Enterprise, completa três anos do seu reposicionamento no mercado, com a criação da nova marca. E a empresa parece ter motivos para comemorar, sobretudo no Brasil. Segundo Matthieu Destot, VP global de vendas e marketing da ALE, a companhia registrou crescimento de dois dígitos no País, acima do resultado atingido globalmente no ano, com um dígito.

Destot destaca que o diferencial da companhia no mercado tem sido a oferta de modelo híbrido. A empresa está apostando fortemente em serviços em nuvem – como o OpenTouch Enterprise, serviço de comunicações unificadas em cloud -, mas não quer deixar de lado clientes que ainda precisam de soluções compatíveis com infraestruturas on-premise. “Conseguimos atender clientes nos dois mundos, algo que nenhum dos nossos competidores consegue. Oferecemos cloud, on-premise e híbrido”, comenta o executivo, que conversou com jornalistas nesta sexta-feira (24/11) em São Paulo.

Segundo o executivo, o foco da empresa é flexibilizar cada vez mais o modelo de negócios, podendo oferecer tanto CAPEX (despesas ou investimentos em bens de capital), com produtos, quanto OPEX (despesas operacionais), com modelo de subscrição. No Brasil, cloud ainda representa de 20% a 30% dos negócios – o que ainda mostra grande potencial para crescimento. “O Brasil é um País que se mostra muito receptivo à adoção de cloud”, acredita.

Destot comenta que 2015 e 2016, os dois primeiros anos após a fusão das companhias, foram desafiadores, mas que os resultados já apareceram neste ano. De acordo com o executivo, a empresa manteve forte presença no mercado de comunicação empresarial, mas teve um salto significativo em infraestrutura de redes. O market share no País é de cerca de 10%.

Canais

O momento de transição vivido pela companhia exigiu atenção especial aos canais. Nuno Ribas, head de cloud para Europa e hemisfério Sul, destaca o trabalho de branding e de posicionamento de soluções frente ao mercado. “Cumprimos bem nosso papel, sobretudo continuando como desenvolvedores de tecnologia”, pontua.

O go to market da empresa é 100% via canais. São 3 mil parceiros em todo o mundo, sendo cerca de 70 no Brasil – três distribuidores, cinco canais e uma lista de cerca de 70 integradores como parceiros indiretos.

“Quando falamos em mudança para modelo de cloud, fica a pergunta sobre qual será o valor do canal. Não é a estratégia da ALE (deixar canais de lado). Nosso projeto com o Governo de Santa Catarina é um exemplo disso, em que nosso parceiro teve forte papel no desenvolvimento”, destaca.

Na prática: Santa Catarina

O projeto com o Governo de Santa Catarina, citado por Ribas, é um dos pontos altos da ALE no Brasil neste ano. A empresa firmou parceria para implementação da plataforma Rainbow como ferramenta de comunicação e colaboração corporativa dos funcionários públicos do estado. O parceiro responsável pelo projeto foi a Intuitiva Tecnologia.

O recurso, oferecido no modelo CPaaS (Plataforma de Comunicação como Serviço), permite o uso de chat, áudio e vídeo, para conectar funcionários de qualquer lugar por meio de dispositivos. No primeira fase do projeto, são 40 mil funcionários utilizando a plataforma e a previsão é de 90 mil até o fim de 2018. Outra importante implementação da companhia foi um projeto com os Correios.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago