Imagem: Shutterstock
A Airbus adotou tecnologia da Quupa, braço da Nokia que fornece sistemas de localização em tempo real, para localizar ativos internos. A tecnologia, conhecida também como Real-time locating system (RTLS), permite que os ativos sejam localizados, analisados e geridos com extrema precisão.
Segundo comunicado da Quupa, a Airbus passou a conectar diversos dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para a localização no local, buscando melhorias na eficiência.
“De imediato, já foi identificada maior eficiência na gestão interna com a utilização de ativos em toda a linha de produção” aponta Marcelo Lonzetti, CMO da ztrax, representante da Quupa no Brasil.
A tecnologia foi testada pela primeira vez pela Airbus ainda no início de 2016 para identificar ativos logísticos nos espaços comerciais. Desde 2019, o sistema RTLS foi incorporado em instalações da Airbus, com expansão prevista.
“Empresas como a Airbus, onde os seus ativos são de elevado valor e a sua cadeia de fornecimento é muito complexa, é vital que possam seguir, gerir e analisar cada ativo”, acrescenta Lonzetti.
Pensando em IoT, a geolocalização é um dos temas mais discutidos pela sua importância comercial, segurança pública, medicina e indústria. “Na indústria, a localização também encontra suas aplicações, entre elas rastrear equipamentos no chão de fábrica, acompanhar a eficiência de uma linha de produção ou até criar regras de alerta de segurança para aumentar a satisfação e qualidade de trabalho de seus colaboradores”, completa Lonzetti.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…